A solidariedade do povo fumacense se evidencia a cada dia neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diversas empresas estão doando materiais que vão de álcool gel à máscaras e embalagens plásticas.
Uma das empresas envolvidas é a empresa Sumo Design 3D que doou máscaras de proteção (EPI) feitas em impressão 3D, chamadas Face Shields. A sócia-proprietária, Débora Ehlke, comenta que esta é uma iniciativa global de quem tem acesso a impressão 3D, como trabalho, e conta que comprou o material da viseira transparente e conseguiu doação do corte a laser da “Golden Personalizados”, de Criciúma. Ela ainda fala do momento delicado e da necessidade de proteger os profissionais da saúde que estão na linha de frente para o combate ao coronavírus.
"Eles estão lá por nós. Acho válido todos que puderem participar com doações, também para as famílias que virão a passar por necessidades em casa. Neste caso, principalmente, por se tratar de um EPI que está escasso no mercado e muitas vezes não chega até cidades pequenas, como foi o caso daqui", completa.
União de todos
Quem também fez doações foram a farmácia Farmacinallis e o Movimento de Irmãos, que entregaram álcool gel 70%; o Centro Espírita Raio de Luz, que doou máscaras; e a Cristal Embalagens, que entregou embalagens plásticas, entre outras empresas que têm dado a sua contribuição.
Para a secretária do Sistema de Saúde, Francieli Maragno, a força da união é maior do que as partes separadas. "É essa força que, em momentos tão difíceis como esse que estamos vivenciando, nos mostra que jamais podemos esquecer o real valor humano: a capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo, em especial, das pessoas mais carentes e afetadas. Agradecemos a todos que colaboram de alguma forma para minimizar o sofrimento alheio”.
Outra empresa que fez doações foi a Clean Process, que fez a entrega de álcool liquido 70%. o sócio-proprietário. Gustavo Michels, conta que administra uma empresa da área de tintas em outra cidade também, onde a prefeitura solicitou doação de álcool. "Daí surgiu o questionamento se Morro da Fumaça também não estava precisando, porque o álcool 70% está em falta no mercado. Foi feito contato com o prefeito e com a Secretaria de Saúde. Entendemos que é o momento de todo mundo se ajudar. Procuramos dentro da nossa área de conhecimento contribuir no combate ao coronavírus, pois o sistema de saúde está trabalhando o dobro e esta é a nossa maneira de ajudar", cita.
A secretária de Saúde diz ainda que o Município segue trabalhando de forma incansável no combate ao coronavírus. "Sabemos que há muito a ser feito, e nós não mediremos esforços para minimizar os danos causados. Qualquer auxílio será bem recebido e direcionado a quem realmente necessita. Essa ajuda poderá vir de diversas formas: tecidos e elástico (para confecção de máscaras e aventais), alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, entre outros. Estamos passando por um momento ímpar, e para tal, contamos com a solidariedade de todos. Acreditamos que a força que nos une é maior que qualquer mal que tenta nos separar", pontua.