03/04/2020 às 15h46min - Atualizada em 03/04/2020 às 15h46min

Centro de Triagem de Cocal do Sul soma mais de 160 atendimentos em duas semanas

Divulgação

 

A equipe de saúde de Cocal do Sul que atua na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus conclui mais uma semana apresentando números positivos diante da batalha. Como medida de emergência, o município criou um Centro de Triagem, no Centro Dia do Idoso, no bairro Jardim Itália. Até ontem (2), 166 pessoas passaram pela avaliação de médicos e enfermeiros que atuam no local de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h. 

A técnica em enfermagem, Cristhiane Martins explica que a pessoa chega no local e é avaliada. “Se o sintoma for grave, ela é encaminhada ao Hospital. Caso contrário, recebe a orientação da quarentena de 14 dias em isolamento na sua casa. Antes nós só fazíamos o monitoramento com as pessoas que viajaram, agora não.  Toda síndrome gripal avaliada recebe o procedimento devido que passa a ser controlado pelas enfermeiras da unidade de saúde pelo qual o paciente pertence”, explica.

No município, o monitoramento de pessoas em isolamento domiciliar chega a 47  e o controle é diário. Todos os dias as pessoas vão recebendo alta e novas passam a ser acompanhadas. 

A secretária de Saúde acredita que a população entendeu o propósito do Centro de Triagem. “Estamos realmente atendendo as pessoas com síndromes gripais e os números vem caindo. No primeiro dia de atendimento, 23 de março, foram 51 pessoas, depois passamos para 20, 19, 15 ... e nesta quinta-feira (2), fechamos com 6. Esses números refletem uma situação controlada, mas que requer cada vez mais cuidado e alerta”, afirma. 

Até o momento, quatro exames foram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen. Desses, 2 foram descartados e 2 aguardam o resultado que leva até sete dias para ser encaminhado.

Sinara ressalta ainda que o município fez a solicitação de testes rápidos por meio da Amrec. “Estamos aguardando. Assim que todos os municípios receberem, nós divulgaremos qual será o protocolo de disponibilidade do teste”, concluí.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial