25/03/2020 às 15h51min - Atualizada em 25/03/2020 às 15h51min

Portal de Atividades é desenvolvido para alunos da rede municipal

Arquivo/Acom-Içara

Em quarentena desde a última semana, devido ao vírus COVID-19, os alunos da rede municipal de Içara têm a sua disposição um novo método para continuarem aprendendo. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia lançou um portal de atividades, para que os alunos, mesmo em casa, continuem aprendendo durante o período de paralisação. O site para acesso é o eduicara.sytes.net.

De acordo com a secretária Gerusa Bolsoni, o objetivo é oferecer conteúdos para que os estudantes não fiquem no ócio. “Como não tivemos tempo para elaborar atividades aos alunos, pensamos junto ao departamento de Tecnologia de Informação criar um site para colocar atividades para os nossos alunos”, explicou.

As atividades postadas não se tornam uma reposição de aulas, mas representam uma forma dos alunos estarem aprendendo de suas casas. “São atividades que fazem com que eles não fiquem distantes dos conteúdos didáticos. Os exercícios disponibilizados contam com arquivos das aulas nos laboratórios de informática, além de sugestões de leitura e sites”, completou Gerusa.

No portal, atualmente, estão postadas 227 atividades, entre atividades lúdicas, multimídia, atividades escolares, obras e conteúdos externos. O trabalho de desenvolvimento da plataforma durou quatro dias, foi desenvolvido na linguagem HTML e está hospedado em um servidor local em Içara. “Foi um trabalho bem extenso. Ele foi organizado para receber materiais dos professores que encaminharão atividades para postagem”, destacou o coordenador de TI da secretaria, Thaffareu Roberto Brígido.

O site usa a tecnologia Google Analytics, em que é possível observar em tempo real o número de pessoas online e em qual parte do site o aluno passa mais tempo estudando.

Internet continua no auxilio

Enquanto as aulas seguem em quarentena, os estudantes podem conferir outros conteúdos disponibilizados pela Secretaria de Educação. Além do portal de exercícios, o município disponibiliza a Plataforma ON, do sistema Aprende Brasil da editora Positivo, para que eles continuem estudando. Para ter acesso, basta ter um cadastro com login e senha.

Já os professores da rede municipal estão gravando vídeos, com dicas de estudos, e sendo disponibilizados no Facebook, para que todos possam acessar. Os vídeos estão sendo postados no https://www.facebook.com/SecEducacaoIcara/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial