19/03/2020 às 13h36min - Atualizada em 19/03/2020 às 13h36min

Aberto Centro de Triagem Coronavírus 24h

Divulgação

 

Com nenhum caso registrado até o momento e para prevenir a população contra o novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde de Criciúma já colocou em funcionamento o Centro de Triagem – Coronavírus 24h para casos suspeitos da doença. Com o local praticamente preparado, os pacientes que tiverem sintomas da doença já poderão ser atendidos na unidade e assim evitar contágio de outras pessoas. O encaminhamento deve ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

“Importante destacar que as pessoas devem em primeiro lugar procurar as UBSs, que confirmarão a necessidade do atendimento no Centro de Triagem. Vindas para cá, elas não entrarão diretamente na unidade, antes passarão por triagem. Os eventuais casos graves serão conduzidos ao Hospital São José”, explicou o médico Ronald Benedet Barroso, diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, em frente ao Centro de Triagem barracas montadas com o apoio do 28 Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, estarão fornecendo informações e auxiliando no controle. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também estarão 24 horas dando suporte para evitar aglomerações e controlar o trânsito na região. O diretor técnico também ressalta que outros casos de problemas de saúde que não estejam relacionados ao coronavírus não serão atendidos no local.

 

O Centro de Triagem fica na rua João Cechinel ao lado do Hospital São José (HSJ). A localização vai facilitar a realização de exames laboratoriais, como raio-x e tomografia.

 

Até semana passada, o espaço funcionava como a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A nova estrutura da UBS Centro Dr. Antônio Pazini foi transferida para a rua João Pessoa e foi aberta para consultas agendadas na última segunda-feira (16). Todas as 48 Unidades de Saúde de Criciúma já estão preparadas para receber os pacientes com sintomas de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas tentem ligar para a Central Telefônica ou procurem a UBS mais próxima da residência, antes de ir ao Centro de Triagem.

 

Para facilitar o acesso às orientações, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) disponibilizou uma Central Telefônica específica para o Centro de Triagem – Coronavírus 24h. “As pessoas de todos os bairros de Criciúma terão o número dessa central telefônica para tirar dúvidas. Nós vamos ter profissionais de saúde nesse telefone para passar informações de onde estão os serviços mais próximos de suas casas. Em caso de não ter os serviços próximos as casas, aí sim elas serão recebidas no Centro de Triagem”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

Sintomas e prevenção do Covid-19:

Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns de Covid-19. As pessoas infectadas podem apresentar dores no corpo, na garganta e diarreia. Para se prevenir contra a doença é recomendado higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço descartável ou antebraço, não compartilhar utensílios pessoais como copos e talheres e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

 

Central Telefônica do Centro de Triagem – Coronavírus 24h:

(48) 3444-7176

(48) 3444-7177

(48) 3444-7178

(48) 3444-7179

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

55.0%
26.4%
18.6%