Como uma medida de prevenção aos catadores de lixo contra o novo coronavírus (Covid-19), o Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma reforça algumas recomendações. Os materiais hospitalares que agora estão sendo muito utilizados no combate à pandemia, devem ser descartados de maneira correta e consciente. Máscaras, luvas, papéis higiênicos com secreções devem ser separados e levados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima.
Outros materiais, como agulhas, seringas e frascos de medicamentos devem ser descartados com a mesma procedência. Os serviços de coleta de lixo normal e recicláveis seguem normalizados. No entanto, é nas UBS, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upa) e nos hospitais que é realizada a coleta de materiais hospitalares.
"Precisamos evitar a todo custo a transmissão. Se a população aderir a orientação e começar a separar o lixo com característica hospitalar e levar até a UBS mais próxima, será uma prevenção tremenda para que o vírus não se alastre", ressaltou o gestor do Funsab, Luiz Juventino Selva.