16/03/2020 às 09h59min - Atualizada em 16/03/2020 às 09h59min

Serviços da UBS Centro já estão funcionando em novo endereço

Divulgação

Criciúma ainda não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), mas o Governo Municipal intensifica ainda mais os cuidados com a prevenção. Uma das ações foi o mutirão que moveu os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde durante o final de semana. Quase todos os serviços da Unidade Básica Centro, que até a ultima sexta-feira (13), funcionavam na rua João Cechinel, ao lado do Hospital São José (apenas referência), já à partir desta segunda-feira (16) passam a funcionar no novo e amplo espaço, localizado na rua João Pessoa, antigo PAM, no centro da cidade.

“Farmácia e sala de vacinas ainda não estão funcionando, mas os usuários podem procurar a UBS mais próxima. Os serviços laboratoriais deverão ser feitos em qualquer laboratório conveniado com o município, não sendo necessária a troca de requisição. Apenas as consultas agendadas e os demais serviços já estão na unidade nova”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. 

Segundo ele, nos próximos dias todos os serviços deverão ser feitos na nova UBS Antônio Pazini, que seria inaugurada no próximo dia 28. “A estrutura está pronta, só precisamos apressar um pouco a inauguração, o importante é nos prevenirmos contra o Covid -19 buscando manter os serviços com a mesma qualidade já existente”, declarou o secretário.

Centro de Triagem

Ainda de acordo com Acélio Casagrande, o espaço físico deixado pela UBS Centro vai ser preparado para a instalação do Centro de Triagem, anunciado na última semana pelo prefeito Clésio Salvaro, durante reunião multissetorial de esclarecimento sobre as ações de prevenção ao Covid – 19, em Criciúma. O espaço será desinfetado e adequado com todos os equipamentos necessários para recepção de eventuais casos da doença. A estratégia de atendimento será definida e divulgada esta semana.

Outras ações

Além das ações de prevenção, durante esta semana seguirão as avaliações do Governo Municipal sobre a necessidade de medidas mais pontuais. “Não queremos pânico, mas queremos que a nossa população esteja preparada para enfrentar essa doença. Tudo o que for necessário para manter a saúde dos moradores, será feito”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro, que acompanhou pessoalmente grande parte da transferência de serviços entre as duas UBSs.

Ainda entre as ações está a intensificação da campanha com medidas de prevenção que circula desde fevereiro nos meios de comunicação do município. O Plano de Contingência Municipal também foi criado e, entre outras ações, prevê um profissional de saúde em cada uma das cinco regiões de Criciúma, para fazer o atendimento domiciliar caso necessário.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos:


• Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não temos nenhum caso confirmado até o momento no município, portanto é tempo de intensificarmos as medidas de prevenção e controle, para fazermos uma história diferente;

•Lave sempre as mãos;

• Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro e o antebraço);
• Desconsiderem informações recebidas de fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica do município; Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS);

• Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas;

• Evite beijos, abraços e apertos de mão;

• Mantenha os ambientes arejados;

• Visitas aos idosos podem esperar. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação;

• Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Muito importante evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência, para evitar risco maior.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial