12/03/2020 às 10h34min - Atualizada em 12/03/2020 às 10h34min
Pacientes com problemas crônicos podem frequentar grupos terapêuticos
Divulgação O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) foi criado com o objetivo de apoiar a atenção básica, ampliando as ofertas em saúde na rede de serviços. O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, com setor do NASF, objetiva a diminuição de demanda de espera de pacientes com a formação de grupos terapêuticos que auxiliam e incentivam as questões emocionais, reeducação alimentar, entre outros temas.
Entre os atendimentos de consultas coletivas, nos grupos, são agendados também atendimentos individuais para pacientes que já participam ou pacientes novos. “Os horários e dias de funcionamento dos grupos são em conformidade com o paciente e a unidade” explicou a assistente social da Secretaria de Saúde, Thayse Piazza Manenti.
Moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, a dona de casa, Maria Imaculada Magalhães, participa de um grupo destinado a saúde mental. Atualmente visitando familiares em São Paulo, ela ressalta que participação no grupo contribuiu para a mudança de autoestima e reuniu condições para viagem. “Não me sentia segura para sair de casa e a participação no grupo tem sido espetacular para mudança, sentia crises de pânico e graças ao profissionalismo e dedicação das técnicas isso já mudou bastante e estou superando”, comemorou.
Os grupos funcionam de acordo com a especialização. Grupos de nutrição ocorrem nas unidades dos bairros Jussara, Raichaski, Liri, Vila Nova (unidade II), Jaqueline, Terceira Linha, Primeiro de Maio e Cristo Rei.
Os grupos de saúde mental atendem no Raichaski, Jaqueline, Esplanada, Terceira Linha e Primeiro de Maio. O funcionamento do grupo de fisioterapia ocorre no bairro Boa Vista. Há também os grupos de atividade física que atendem nas unidades I e II de Vila Nova, Jaqueline e Nossa Senhora de Fátima.