Divulgação Parceria entre Poder Público e instituições que atendem pessoas com deficiência Qualificar, preparar e acolher aqueles que possuem algum tipo de deficiência também faz parte da política pública de Assistência Social. Por isso, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma tem parceria com o Instituto Diomício Freitas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação dos Deficientes Visuais do Sul (Advisul). O apoio visa garantir direitos da população e promover medidas de ressocialização na sociedade.
"Aqui no município, as entidades sociais são fundamentais para que possamos implantar com eficiência todas as nossas ações", ressalta o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt.
Instituto Diomício Freitas Lidiane Colombo Pirola é uma das 72 pessoas que frequentam o Instituto Diomício Freitas. Ela trabalhou cinco anos em uma indústria de confecção, e agora atua em uma rede de supermercados da cidade, devido às ações do instituto. "Ali eu aprendi a andar de ônibus sozinha. Já faz seis meses que estou no supermercado e sou muito grata ao pessoal do Diomício Freitas, eles são maravilhosos", relata Lidiane.
Localizada na rua Lúcia Milioli, 211, no bairro Santa Bárbara, a instituição não possui fins lucrativos e trabalha com a questão de proteção social e a reabilitação das pessoas com deficiências intelectuais. A entidade carrega como missão a preparação para o mercado de trabalho e atua com dois estágios: a fase da Iniciação e a do Saber. A primeira, diz respeito a autonomia, autoestima e autoconhecimento. Já a segunda, é referente ao conhecimento. Os alunos precisam saber fazer e saber ser.
Apae A Apae atende 290 alunos, sendo 65 deles que possuem de zero a seis anos. A instituição engloba aqueles que não conseguem estar na rede regular de ensino e também aqueles que estão, mas que frequentam a Apae em um determinado período. A entidade segue um Currículo Funcional Natural, com a capacitação para autonomia através de oficinas de culinária, tear (tapete), reciclagem, horta e artesanato.
O local fica na rua Imigrante de Luca, 600, no bairro Pinheirinho e também dispõe de atendimentos, acompanhamentos e orientações de saúde, assistência e educação com profissionais das mais diversas áreas.
Advisul A Advisul trabalha em defesa dos que possuem deficiência visual. Localizada na rua São Sebastião, 367, no bairro Próspera, a associação realiza alfabetização em Braille, aulas de Atividade de Vida Diária (AVD), computação, orientação e mobilidade com uso da bengala, esporte, lazer e assistência social.