Ascom Cocal do Sul Cocal do Sul: profissionais da saúde recebem capacitação de técnica sobre o Coronavírus
Mesmo sem nenhum registro da doença no município, a abordagem clínica do novo Coronavírus (Covid-19) e a prevenção à doença é uma preocupação constante que levou a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul a reunir todos os profissionais para uma capacitação. O encontro, realizado nesta quarta-feira (4), reuniu as equipes de Estratégia Saúde da Família, Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, entre outros.
Não ocasião, a técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, Angela Rosso tratou de todas as orientações sobre a infecção do Coronavírus. O objetivo da ação foi estabelecer, entre os profissionais envolvidos, o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão, assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.
A profissional manteve ainda o nível de alerta de como proceder diante do histórico de viagens de pacientes e também destacou o Plano de Contingência do Estado onde o profissional de saúde pode consultar. Ele orienta como identificar os possíveis casos suspeitos e realizar o adequado manejo, além das medidas de prevenção e orientação à população.
“Esse momento, de receber todas as orientações relativas ao serviço de saúde, epidemias e processo de trabalho é extremamente importante, pois hoje há a necessidade de informações fidedignas por profissionais que venham nos capacitar para que possamos ter a prevenção e o cuidado com a população”, destaca a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.
Durante o encontro a técnica Angela enalteceu a importância de não deixar de lado a preocupação com as outras doenças como a dengue, sarampo, meningite, gripe. “Todas elas precisam ter o foco na prevenção. Nossa situação é de alerta e muita atenção. Isso é coisa séria”, salientou.
A Secretaria de Saúde do município também prestará e está à disposição para orientações às famílias que por acaso vierem a precisar de isolamento social, como proceder, as orientações nas escolas, creches e empresas.
Principais orientações de prevenção sobre o coronavírus:
- Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
- Evite tocar os olhos, nariz e boca;
- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.