Ascom Morro da Fumaça Já em funcionamento, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 28. O equipamento, que recebeu investimento de R$ 500 mil, com recursos próprios, tem capacidade para produzir 40 metros cúbicos, quadriplicando a capacidade.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) opera o abastecimento de água há cerca de um ano, totalizando neste período investimentos que ultrapassam R$ 1 milhão. Entre os diversos benefícios gerados aos fumacenses, as ações evitaram que, pela primeira vez em muitos anos, não faltasse água no verão. "É em um ato de inauguração como este que podemos ver a melhoria da qualidade da água e na vida da população. Há mais de 30 anos o distrito de Estação Cocal ficava sem abastecimento em dias de chuva porque a antiga ETA não conseguia tratar a água, algo que agora foi solucionado", enfatiza o diretor-presidente do Samae de Morro da Fumaça, Rogério Sorato, revelando que em 2020 o abastecimento de água terá investimentos ainda maiores.
Modernidade A nova ETA é toda automatizada e, conforme Sorato, é possível fazer todo o controle através do celular. "Buscamos as tecnologias e aplicamos no Samae para melhorar o atendimento. São mais de 30 pontos monitorados, cinco reservatórios, toda uma inovação que nos permite acompanhar tudo em tempo real", explica.
Para 2020, está nos planos do Samae promover visitações de alunos tanto da rede pública quanto particular para mostrar o funcionamento da ETA e ainda despertar a conscientização ambiental. Além das visitas dos estudantes, Sorato diz que até mesmos Samae's de outros municípios deverão ir até o local para conhecer a estrutura. A primeira visita ocorreu já na inauguração com a presença de alunos da Escola Municipal Biázio Maragno que aprenderam um pouco mais sobre o abastecimento de água e o meio ambiente.
Ações com resultados Outra novidade é a instalação dos macromedidores que já estão dando resultados. Os equipamentos auxiliam na identificação de vazamentos, possibilitando agilidade nos consertos. Em um ano, o Samae já ampliou a rede em mais de quatro quilômetros, passou a atender mais 500 famílias e realiza mais de três mil análises de água por mês. Outra iniciativa realizada pelo Samae é a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.