06/09/2021 às 10h22min - Atualizada em 06/09/2021 às 10h22min
Prefeitura de Cocal do Sul oferece curso gratuito de português a haitianos
Iniciativa faz parte do cronograma de ações do mês de setembro, em alusão ao aniversário de 30 anos do município
Dentro do cronograma de ações do mês de setembro, em alusão ao aniversário de 30 anos de Cocal do Sul, a administração municipal deu início, nesta sexta-feira (3), ao Curso Básico de português como língua de acolhimento a estrangeiros. A turma já está fechada com 12 alunos haitianos que se reunirão em 16 encontros semanais no período noturno.
Tendo em vista o número de estrangeiros que encontram em Cocal do Sul um porto seguro para viver, a administração percebeu a necessidade de auxiliar essas pessoas a se instalarem na cidade, de forma que uma das grandes dificuldades é entender a língua que para eles é completamente desconhecida. Por isso o curso de língua português se faz tão necessário.
“O conhecimento muda o mundo; esse é um dos atos mais importantes da nossa gestão neste mês de setembro, pois o conhecimento que estes haitianos irão adquirir irá transformar suas vidas”, salienta o prefeito municipal Fernando de Fáveri. O curso será pago pela Prefeitura e será ofertado pela Unesc, através da Escola de Idiomas da universidade.
Em um ato com forte simbologia, a noite desta sexta-feira (3) foi marcada por muita emoção após a abertura do curso. De um lado a bandeira do Brasil e do outro, a bandeira do Haiti. Diferentes culturas e povos reunidos a fim de um só propósito - a busca pelo conhecimento.
“Estou muito feliz com esse curso, tem bastante gente que não consegue falar nada, quando vão ao mercado de trabalho não conseguem se comunicar e têm dificuldade de conseguir emprego, por isso esse curso é tão importante para nós; isso vai nos ajudar muito”, declara o presidente Associação dos Imigrantes Haitianos do município, Junilus Jolivens.