30/07/2021 às 08h51min - Atualizada em 30/07/2021 às 08h51min
Vereadora solicita médico psiquiatra infantil para atender crianças e adolescentes que necessitam de tratamento
Alternativa é firmar convênio com a Apae do município
Foto: Divulgação. A necessidade e demanda que Cocal do Sul possui para encaminhamento de crianças e adolescentes com médico psiquiatra foi pauta da vereadora Maria Luiza Da Rolt no Legislativo. Depois de acompanhar o caso de uma família, buscou informações junto a secretaria de saúde e a Apae do município para encontrar uma solução para o problema.
Por meio da indicação 142/2021 solicitou atenção especial do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde. Conforme a vereadora, neste ano Cocal do Sul não dispõe de um profissional para atender por meio do SUS e também não possui médico credenciado ao Cisamrec para encaminhar as consultas com o especialista.
“O ideal seria ter um psiquiatra infantil no programa psicossocial do município, mas infelizmente hoje não dispomos”, acrescenta Maria Luiza.
Em visita a Apae para conhecer a real necessidade da demanda, Maria Luiza se reuniu com a diretora da instituição, Rosiclei Prior. Durante o encontro Rosi afirmou que uma saída seria para suprir a demanda seria um convênio ou contrato com a Instituição para que o médico psiquiatra infantil da Apae possa estender os atendimentos ao público externo.
“Atualmente, a Apae não tem condições de receber a demanda externa por meio de consultas, pois o médico se dedica exclusivamente aos 161 alunos matriculados, e a Instituição não possui condições financeiras de ampliar a sua carga horária. Só neste ano, a Apae teve uma procura externa de aproximadamente 36 crianças e adolescentes. Que de fato esta alternativa viável possa ser colocada em prática, pois irá ajudar muitas famílias que possuem crianças que precisam de avaliação médica para acompanhar os casos de transtornos”, finaliza Maria Luiza.
Os distúrbios mentais mais comuns entre as crianças e os adolescentes são: transtornos de ansiedade, relacionados a estresse, do humor, obsessivo-compulsivo, comportamentais disruptivos (deficit de atenção/hiperatividade, por exemplo), esquizofrenia e transtornos psicóticos relacionados que são bem menos comuns.