15/02/2020 às 22h52min - Atualizada em 15/02/2020 às 22h52min

Soverzene encanta Sul-cocalenses

Divulgação
Soverzene, a pequena cidade de mais de 400 habitantes, bateu forte no coração de seus descendentes italianos. Poder ver e imaginar a origem de suas vidas e a história de seus antepassados, emocionou.
 
“Viver esse momento é sentir tudo o que os nossos antepassados viveram. Nós tivemos uma emoção grande ao ver a casa da família Búrigo. Nossa chegou a doer no coração. É inexplicável. Sem contar no acolhimento que Soverzene fez para nós. É impossível não se comover. No dia do nosso Pacto nós vivemos a analogia de San Valentin com todas as letras: amor e união”, ressaltou José Orlei Sartor, presidente do Círculo Italiano de Cocal do Sul.
 
A comitiva Sul-cocalense foi acolhida em Soverzene na noite de quinta-feira (13), onde participou de um receptivo cultural e gastronômico. Na sexta-feira (14), além da formalização do Pacto, o grupo conheceu a hidrelétrica, conheceu a cidade e participou da missa na igreja de San Lorenzo, padroeiro da cidade.
 
Para o gerente de cultura e turismo, Juarez Fogaça viver o Pacto de Amizade é uma experiência única. “Cocal do Sul é filha de Urussanga, o primeiro município do Brasil a fazer Gemellaggio com a Itália. Vivemos esse momento de amizade entre Urussanga e Longarone, e agora estamos construindo o nosso Pacto. Depois de mais de um século de dolorosa separação, temos a oportunidade de reconstruirmos juntos, uma nova e harmoniosa relação na fraternidade, na vontade conjunta de nos conhecermos cada vez mais”, frisa.
 
A descendente italiana, Neide Pellegrin, presidente da Associação Bellunesi nel Mondo de Cocal do Sul, viveu cada momento com orgulho. “A gente vê no semblante das pessoas a alegria de podermos voltar e nos conhecer. Viver aqui seria um sonho. É uma paz, um retorno da minha história, um resgate da minha família. Para mim esse pacto é estar no paraíso”, declarou. 
 
A comitiva ficará na Itália até o dia 19 de fevereiro. A programação inclui visitas em diversos lugares para conhecer a economia, cultura e capacidade de produtividade dos municípios. Além de conhecer a região de Belluno, o grupo esteve em Roma e no Vaticano, passou por Treviso para conhecer a maior produtora de Prosecco DOC (Denominação de Origem Controlada) do mundo, Venegazù, Biadene, Tovena e Valdobbiadene com visitação a uma cantina de espumante. Além disso, a comitiva será recepcionada em Cison di Valmarino pela prefeita da cidade.
 
Sobre Soverzene
De Soverzene partiram muitas famílias para a região Sul, mais precisamente Cocal do Sul. Entre elas, a família Búrigo que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural. Soverzene está localizada na margem esquerda da Piave, perto de Pian di Vedoja, na província de Belluno, na Itália. A notoriedade de Soverzene está ligada principalmente à grande usina hidrelétrica localizada dentro de uma cavidade escavada na rocha da montanha acima.
 
Soverzene, atualmente é reconhecida nacionalmente como cidade florida e também ciclística. Conquistou maior espaço no aspecto turístico com o desenvolvimento do ciclismo.
No aspecto histórico, a paróquia foi construída apenas em 1975, mas anteriormente, a partir de 1977, tinha dignidade de uma curazia. A igreja é dedicada a São Lorezo Martire. O panorama artístico é completado por algumas importantes obras de madeira, incluindo um retábulo significativo. Apesar do seu tamanho modesto, Soverzene é o lar de algumas empresas industriais e artesanais que operam no setor de óculos, nos processos de galvanoplastia, construção, mercearia e catering
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial