15/02/2020 às 22h23min - Atualizada em 15/02/2020 às 22h23min

Pacto de Amizade deve dar oportunidade para jovens e descendentes

Divulgação
O Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene tem muitos propósitos entre eles oferecer benefícios bilaterais e trocas entre as cidades para promover desenvolvimento cultural mútuo, bem como, fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos.
 
Conforme o prefeito Ademir Magagnin, o Pacto vai muito além da valorização da cultura e história. “Nosso olhar também é para o desenvolvimento dos setores social, econômico e tecnológico para que possamos evoluir e, que saibamos, competentemente, abrir novos caminhos seguros e promissores, para que nossos jovens, profissionais de toda e qualquer área interessados no crescimento sustentável de nossas comunidades, possam ter o nosso apoio por meio de intercâmbio cultural, social e econômico”, assegura Magagnin.  
 
O presidente da província de Belluno e prefeito de Longarone, Roberto Padrin, que acompanhou o ato de assinatura do Pacto, desejou crescimento às duas comunidades e que vivam intensamente essa união de cidades “irmãs”. “Em 2017, quando fomos celebrar os 25 anos de Gemellaggio entre Longarone e Urussanga, encontramos o prefeito Magagnin e conhecemos a cidade de Cocal do Sul. Visitamos a escola Demétrio Bettiol e a catedral. Tenho uma bela recordação desse dia e dessa comunidade. É importante manter firme a história da nossa imigração. Foi difícil a partida de tantas pessoas que deixaram essa terra rumo ao Brasil. Agora nos unimos entre cidades e essa relação será com as pessoas que procuram essa amizade, que levam adiante. Eu tive a sorte de ter ido ao Brasil pela primeira vez em 2012, e pude sentir a acolhida de tantas pessoas. Quando a gente se despede é com lágrimas nos olhos, pois tudo fica eterno em nosso coração. Sugiro que nossos italianos vão ao Brasil. Vocês retornarão seguramente mais ricos do ponto de vista de acolher as pessoas. Uma experiência inesquecível! Em 2022 levaremos nossos jovens, que recontam a verdadeira história. Uma iniciativa que é resultado de um Pacto de Amizade”, destacou.
 
O presidente da Bellunesi nel Mondo, Oscar De Bona afirmou sobre a importância deste dia para a imigração no Sul da América. “Estamos felizes, pois hoje estão aqui pessoas de toda a parte, os primeiros pais da relação com o Brasil. Todos protagonistas de 30 anos atrás. Hoje temos mais de 20 pactos de amizade da província de Belluno entre SC e RS. Há alguns anos começamos uma iniciativa que envolve alunos e escolas e, Soverzene terá a oportunidade deste intercâmbio entre jovens. A Associação Bellunesi também tem um projeto de financiamento para pessoas acima de 65 anos, que nunca vieram à Itália, para que possam vir e realizar este sonho. Este Pacto de Amizade irá adiante e nasce não somente entre Prefeituras, mas uma relação entre pessoas", afirma.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial