23/12/2020 às 17h59min - Atualizada em 23/12/2020 às 17h59min

Espaços culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc são visitados por comissão

Parte do Comitê Gestor de avaliação dos recursos de Cocal do Sul visitaram esta semana os sete espaços contemplados

Foto: Antonio Rozeng
Os espaços culturais contemplados no Edital I da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017, de 2020), de Cocal do Sul, foram visitados essa semana por parte do Comitê Gestor de avaliação dos recursos. No município são sete, os espaços que receberam recursos..

A professora, Aline da Silveira, do Espaço de Dança, diz que os recursos vão ajudar a aliviar os prejuízos.  "Vai auxiliar bastante nas contas, ajudando a colocar elas em dia", declarou para a comissão. Ela ainda explica que mesmo voltando às atividades, procurando seguir os protocolos e distanciamentos, 50% dos alunos deixaram de frequentar as aulas. No projeto ela oferecerá como contrapartida três turmas de ballet e  ritmos.

Outro profissional que sofreu com a pandemia e foi beneficiado com a Lei, foi o Dj Lukas Carrara, que trabalha com música a 10 anos, sendo que a sete, vive só de música. Ele possui um espalho onde dá aulas de Dj. e classifica a atual situação, decorrente da pandemia como “surreal”. “Me assustou. Não achei que ia durar tanto tempo. Depois com o tempo a agenda de trabalho começou a ser cancelada”, relata. Segundo ele a reserva de recursos foi acabando até ficar sem dinheiro. “Com os recursos da Aldir Blanc eu fico mais tranquilo. Pode durar mais uns meses, que consigo manter as contas em dia, com internet e energia”, disse, explicando que hoje não se vê trabalhando em outra área. “Faço música”, declara Lucas. “Não dava para segurar sem ter dinheiro entrando. Agora temos folego para continuar”, analisa, dizendo que o setor foi muito impactado.
 
Sobre a Lei

 
A lei Aldir Blanc é uma Lei Federal que prevê apoio emergencial ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pela União em função da pandemia da Covid-19. No município de Cocal do Sul, um decreto regularizou a Lei e criou um Comitê Gestor, que conta com nove membros, mais os suplentes, que faz o acompanhamento, operacionalização e aplicação dos Recursos repassados pela União.
 
Proponentes contemplados no Edital Chamamento Público nº 01/2020
 
1          ASSOCIAÇÃO DE DIFUSÃO COMUNITARIA COCAL DO SUL
2          ESPAÇO DE DANÇA ALINE DA SILVEIRA
3          IUPII CASA DE FESTAS
4          CENTRO DE EVENTOS DO TIBICA
5          VN RESTAURANTES E TRANSPORTE LTDA ME (CASA DI PEDRA)
6          DEISE CERON (TRENZINHO DA ALEGRIA)
7          MONIQUE PIUCCO (SEMENTINHA DO BEM)
 
 


 
 
 
Colaboração: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial