17/12/2020 às 19h10min - Atualizada em 17/12/2020 às 19h10min

​Testes rápidos de antígenos são adquiridos pela Prefeitura de Cocal do Sul

Foram cerca de 1050 testes do tipo swab, que estarão disponíveis no Centro de Triagem.

Foto: Ilustração
O município de Cocal do Sul adquiriu 1050 testes rápidos do tipo antígenos swab nasofaringe. O valor do investimento é de R$ 81.9 mil, comprados via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC). Os testes estão disponíveis no Centro de Triagem, a solicitação para que o paciente faça o teste é dada conforme os critérios médicos, seguindo os sintomas apresentados.
 
A enfermeira do CT Beatriz Farias, explica que o teste de antígenos swab nasofaringe pode ser feito no segundo dia de sintoma, o que agiliza o diagnóstico e o tratamento. "A vantagem é que o resultado sai em torno de 20 a 30 minutos. Antes estávamos mandando para o Lacen, o que estava levando mais de 10 dias para sair o resultado", esclarece a enfermeira. Segundo ela, os testes proporcionam agilidade no tratamento dos sintomas.
 
Hoje Cocal do Sul utiliza três formas de detecção da COVID-19: os testes rápidos (pela detecção de anticorpos no sangue), o teste rápido por swab da nasofaringe (do tipo cotonete) e o teste encaminhado Laboratório Central (Lacen) em Florianópolis.
 
Mais testes rápidos
 
Durante o mês de novembro, foram adquiridos mais 5 mil testes rápidos em Cocal do Sul. Segundo dados, entre 15 de novembro e 15 de dezembro, foram realizados 3.261 atendimentos para COVID, sendo que desde o início da pandemia, o município já realizou 7.454 testagens, entre testes rápidos e exames PCRs.
 
A secretária Sinara Cripa Milanez lembra que é fundamental a testagem. “É uma orientação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) que todos os municípios tenham ampliação de testagem para conter a disseminação do vírus. Com o aumento significativo da testagem nós podemos estar detectando as pessoas que tiveram o vírus e estar isolando, e assim realizar o tratamento mais adequado para obter mais êxito”, diz Sinara.
 
A partir da próxima semana, os testes só estarão disponíveis no Centro de Triagem, e não mais no salão de Igreja Matriz.


Colaboração: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial