15/12/2020 às 17h00min - Atualizada em 15/12/2020 às 17h00min

Diplomação dos eleitos no pleito 2020 acontece nesta sexta-feira

Prefeito, vice e vereadores receberão os diplomas virtualmente, cerimônia foi dispensada pela 34ª Zona Eleitoral.

Ana Paula Nesi
Foto: Ilustração
A diplomação do prefeito eleito por Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, o vice Erik Zeferino e dos nove vereadores que assumirão o comando do município em 2021, acontece nesta sexta-feira, dia 18.

Segundo a chefe da 34ª zona eleitoral, Isabel Anacleto Plácido, o TRE de Santa Catarina, devido a pandemia de coronavírus, possibilitou três formatos para a diplomação, sendo eles a tradicional que é presencial tomando-se todas as medidas de segurança sanitárias determinadas pelos órgãos competentes; a cerimônia por meio de videoconferência, com a participação de eleitos e demais autoridades; ou dispensada cerimonia apenas pela expedição dos diplomas na internet; este último, escolhido pela 34ª zona que compreende os municípios de Cocal do Sul, Urussanga e Morro da Fumaça.
 
“Vai ser no dia 18, dispensada cerimônia e no ato de liberar os diplomas, na sexta-feira, vão se considerar diplomados, aquelas pessoas cujo diploma estiver acessível na internet. A única condição para receber o diploma é que esse eleito tenha prestado as devidas contas até hoje, dia 15 para a Justiça Eleitoral”, afirma Isabel.
 
A juíza da 34ª zona eleitoral, Karen Guollo, já pulicou um edital no Diário Oficial onde disponibiliza um link para consulta da prestação de contas dos eleitos. Segundo o documento, a consulta das contas dos candidatos e partidos é púbica “para que qualquer partido político, candidato, coligação, o Ministério Público, bem como qualquer outro interessado possam impugná-las no prazo de 3 (três) dias em petição fundamentada dirigida ao juiz eleitoral, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias”.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial