10/12/2020 às 19h10min - Atualizada em 10/12/2020 às 19h10min

Clube de Mães do Rio Galo vence concurso “Bordando Nossas Histórias”

Junto com os 26 trabalhos que concorriam ao prêmio, cerca de 400 panos de prato bordados pelos grupos de Cocal do Sul foram expostos

Ana Paula Nesi
Fotos: Ana Paula Nesi
.
.
.
.
.
.
.
“Estou emocionada. Eu não esperava, é uma emoção muito grande” declarou com lágrimas nos olhos, 
Elizete Crepaldi Guollo, quando questionada sobre a vitória do grupo ao qual pertence a mais de uma década. Ela é uma das 14 integrantes do Clube de Mães do Rio Galo, que conquistou o primeiro lugar no concurso artístico cultural “Bordando Nossas Histórias”, promovido pela empresa Lalua em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul.

Para Elizete que representou o grupo na premiação, o projeto teve grande importância para o clube que ela chama também de família. “Foi muito importante porque a gente pôde fazer o nosso trabalho. Faz muita falta o contato, pois o clube é uma união. Faz 12 anos que eu participo e somos uma família muito unida, é uma coisa muito boa”, completou.
 
Ao todo cerca de 700 mulheres, divididas em 26 grupos, receberam orientações por WhatsApp para trabalhar temas do município, onde bordaram culinária, pontos turísticos, fotos e momentos históricos em pano de prato. Para realizar o trabalho elas receberam um kit contendo tecido, linhas, agulha e revista, que foram entregues em casa pelas líderes.  “Foi um grande orgulho de estar fazendo parte deste projeto e contando a história do nosso município. Cada mãe colocou em um paninho de prato, seu bordadinho com muito carinho representando Cocal do Sul”, disse a coordenadora dos grupos de mães, Lourdete Cechinel Maccari.
 
Para o concurso, cada um dos clubes, inscreveu um conjunto de cinco panos de prato, onde cinco conjuntos foram premiados. “Superou todas as nossas expectativas. Viemos desde o mês de março trabalhando este projeto, com muito carinho e muita dedicação e o resultado foi surpreendente. Elas conseguiram, através da arte de bordar, criar um ativo cultural para a cidade de Cocal do Sul e isso se imortaliza, pois não é só um paninho de prato, não é só o bordado, tem uma proposta de valor nesse trabalho”, afirmou o CEO da Lalua, Leandro Batista de Melo Silveira, que destacou o fato de que as 25 toalhas vencedoras não serão vendidas, mas farão parte do acervo da Lalua.
 
Segundo ElianeSilva Camilo, que faz parte da Lalua, participa a muitos anos de eventos voltados a área do artesanato e foi uma dos quatro jurados do concurso há muita criatividade nos trabalhos. “Tem trabalhos muito bonitos e como trabalhamos com este meio, é um prazer participar desses eventos. O acabamento, a simetria do tamanho do bordado, a criatividade e a qualidade do trabalho são as características principais que avaliamos hoje”, destacou.
 
Sobre os prêmios e premiados
 
Em 1º lugar ganhando uma máquina de costura ficou o Clube de Mães do Rio Galo
 


Em 2º lugar, ganhando um liquidificador, ficou o Clube de Mães do Cristo Rei


 
Em 3º lugar, ganhando um liquidificador, ficou o Clube de Mães do Centro



Em 4º lugar, ganhando um liquidificador, ficou o Clube de Mães do Rio Perso



Em 5º lugar, ganhando um liquidificador, ficou o Clube de Mães do Jardim Elizabeth II


 
Um prêmio de bonificação foi entregue para as representantes dos demais grupos participantes.
 

Sobre as toalhas em exposição
 
Além das 130 toalhas inscritas no concurso, cerca de 400 toalhas estiveram em exposição no evento que foi transmitido ao vivo pela página oficial da prefeitura de Cocal do Sul no Facebook e também, no canal do Youtube “Estúdio Ozel”, já que o evento contou com a participação musical do músico sul cocalense, Mauricio Onofre.
 
Segundo o Secretário Municipal Interino de Assistência Social, Juarez Fogaça, as toalhas expostas que não fizeram parte do concurso, serão doadas para entidades da região. Serão beneficiados com a ação o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, Casa Manjedoura, Asilo São Vicente e Casa Guido. “Através desse gesto nobre das mães, as entidades podem acabar buscando recursos para suas despesas diárias”, afirmou Juarez já que os trabalhos doados podem ser usados em rifas e outras ações para arrecadação de fundos. Ele ainda ressaltou a surpresa com o resultado do projeto. “Sempre acompanhei, pois na cultura e no turismo, eu sempre estava envolvido com elas nos eventos, mas fechando este ano diante de uma pandemia onde elas estavam a distancia e a gente só comandando o espetáculo por mensagens e vídeos através do whatsApp, posso falar isso com propriedade, os trabalhos estão fantásticos. Foi muito amor colocado nesses bordados que estão aqui e sabemos que esta é uma história que podemos guardar para o resto da vida”, disse o Secretário.
 

Sobre a Lalua
 
“Um trabalho dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento dos movimentos de clubes de mães no Brasil”. É assim que o CEO da empresa Lalua descreve seu projeto inovador e único no país.

Fundada em 17 de Fevereiro de 2003 a Lalua começou com o intuito de distribuir materiais para artesanato para toda Santa Catarina. Porém como a empresa mesmo afirma em sua Página Oficial no Facebook, o bacharel em direito Leandro Batista de Melo Silveira, fundador da empresa, não sabia que, “pouco tempo depois, a Lalua passaria a ‘distribuir’ muito mais do que artesanato: passaria a distribuir esperança, solidariedade, amizade e paninhos”.

No ano de 2019, a empresa promovemos a 1ª Expo Clube de Mães que foi um evento nacional. Este ano, a segunda edição estava programada para acontecer em Blumenau, em um dos pavilhões da OktoberFest, mas com a pandeia, teve de ser cancelado. Mas segundo Leandro, em 2021, a Lalua deve promover a divulgação da 2ª Expo Clube de Mães que acontecerá em 2022. “O trabalho de Cocal estará com o  de outros municípios do Brasil, participando da divulgação do evento e movimentos de clube de mães em todo país”, finaliza o CEO.

------------------------------
Confira mais fotos em nossa galeria abaixo, e videos em nosso perfil do Instagram

 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial