08/12/2020 às 18h09min - Atualizada em 08/12/2020 às 18h09min

Bordando Nossas Histórias: Live mostrará exposição dos trabalhos dos clubes de mães

Além da exposição, um concurso que premiará cinco clubes pelo trabalho será realizado na quinta-feira, dia 10, a partir das 14 horas.

Ana Paula Nesi
Foto: Antonio Rozeng
Os clubes de mães de Cocal do Sul realizarão uma live nesta quinta-feira (10), para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante este ano, no projeto “Bordando Nossas Histórias”. O projeto, idealizado pela empresa Lalua, junto com a Secretaria de Assistência Social do Município, trará além da exposição, um concurso que premiará cinco clubes que apresentarem os melhores trabalhos que retratarem, segundo o regulamento “elementos da cultura, história e economia que ajudaram a construir a amada cidade de Cocal do Sul, de seu povo e seus encantos”.
 
Segundo o CEO da Lalua, Leandro Batista de Melo Silveira, resgatar a história do povo que colonizou Cocal do Sul, é só um dos inúmeros benefícios da iniciativa.  “Com isso podemos promover também, além da criação de um ativo cultural para o município, a geração de renda, a capacitação, a inclusão social, e também a saúde pública fazendo com que as mulheres tenham uma atividade psicoterapêutica que é a arte de bordar”, afirma.
 
Cerca de 700 mulheres, divididas em 26 grupos, receberam orientações por WhatsApp para trabalhar os temas, onde bordaram pontos turísticos, fotos e momentos históricos em pano de prato. Para realizar o trabalho elas receberam um kit contendo tecido, linhas, agulha e revista, que foram entregues em casa pelas líderes. 
 
A ideia inicial era uma exposição aberta ao público, mas a pandemia, mudou os planos, segundo o Secretário Municipal Interino de Assistência Social, Juarez Fogaça. “Não pode ter visitas em função do cenário do coronavírus, por isso veio a ideia da Live para as mães assistirem, participarem do concurso e também contemplarem os trabalhos em geral”, conta o secretário.
 
Para Jucelia Niero Feltrin, que monitora os grupos no Jardim Elizabeth, Cristo rei, Rio Galo e bairro Brasília, o projeto mostrou também a solidariedade dos grupos. “Foi de grande importância para as nossas mães, pois puderam nessa época de pandemia, se ocupar bordando as toalhas para o concurso, além de trazer a solidariedade dos grupos, com a doação dos panos de prato para as entidades carentes”, diz. Segundo ela, são 130 toalhas inscritas no concurso e cerca de 400 toalhas na exposição. “As toalhas do concurso ficaram no município, as demais da exposição serão doadas a algumas entidades que ainda serão definidas”, completa a monitora.
 
Para o concurso, cada um dos 26 clubes, inscreveu um conjunto de cinco panos de prato. E conforme o regulamento, os cinco vencedores passarão a fazer “parte do acervo de artesanato de Clubes de Mães Lalua, para serem utilizadas em exposições, feiras e eventos em todo território nacional, com o intuito de promover o fortalecimento dos movimentos de Clubes de Mães no Brasil”.
 
A Live será exibida nesta quinta feira, dia 10, a partir das 14 horas, na página oficial da prefeitura de Cocal do Sul, no Facebook e também, no canal do Youtube “Estúdio Ozel”, já que o evento contará com a participação musical do músico sul cocalense, Mauricio Onofre.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial