30/11/2020 às 20h03min - Atualizada em 30/11/2020 às 20h03min

Recorde de procura por testes em Cocal do Sul e 91,9% de ocupação nos leitos de UTI adulto no Sul de SC

Foram cerca de 120 testes rápidos realizados nesta segunda-feira (30) com livre demanda no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Ana Paula Nesi
Foto: Ana Paula Nesi
A secretária de saúde de Cocal do Sul, registrou hoje (30), o recorde de procura pelos testes rápidos de livre demanda que são realizados no Salão Paroquial da Igreja Matriz. “Foram cerca de 120 testes em um único dia. A média era de quarenta nas semanas anteriores. Estamos entrando no terceiro mês de testagens diárias no salão paroquial e hoje a procura foi muito intensa”, afirma a Secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Cripa Milanez, que lembra ainda, que além dos testes de livre demanda, o Centro de Triagens no Jardim Itália, também recebeu uma procura muito alta de atendimentos nesta segunda. “A alta de atendimentos é tão grande, que nos próximos dias, há grande chances de contratarmos um terceiro médico para atendimento no Centro de Triagem. Estamos monitorando todos os números para controle”, declara.
 
O boletim desta segunda, mostrou que 76 pessoas estão em tratamento por Covid-19 em Cocal do Sul, sendo que três estão internadas em hospitais da região. No município, outras 74 pessoas, aguardam resultados de exame PCR e são consideradas suspeitas.
“Nós precisamos que a população tenha o extremo cuidado e tome a proteção devida. O Cidadão precisa estar alerta para este alto índice de contaminação, pessoas com doença ativa e também o alto índice de pessoas suspeitas. Fazemos o apelo para que sigam todas as recomendações das autoridades, pois juntos podemos modificar este cenário, mas tem que haver a colaboração em massa da população, principalmente protegendo as pessoas idosas, pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e os que tem a maior probabilidade de sofrer internação”, ressalta Sinara.
 
Os números estaduais mostram que a taxa e ocupação geral de leitos de UTI SUS, incluindo os destinados a Covid e outros casos, é de 85% em Santa Catarina. Dos 1432 leitos ativos no estado, 585 estão ocupados por pacientes de Coronavírus.



Na região Sul, que compreende Amesc, Amrec e Amurel, dos 197 leitos ativos pelo SUS, apenas 24 estão disponíveis, sendo que para internação adulto, o número cai para 13 leitos livres, o que equivale a uma ocupação de 91,9%. “Fizemos um apelo, pois há sim a necessidade urgente de a população entender que a pandemia está entrando em um cenário preocupante para todos que podem precisar e não terão leitos a sua disposição para proteger sua própria vida e a vida de suas famílias” alerta a secretária.


Para evitar a propagação da COVID-19, os cuidados são os seguintes:
  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
 
Confira os horários de atendimento para Covid-19 em Cocal do Sul:
                    
Centro de Triagem (No DIA – Centro do Idoso, Jardim Itália)
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Das 17h às 22h, o Pronto Atendimento no Centro estará recebendo os casos.
 
No Salão Paroquial da Igreja Matriz (teste rápido de livre demanda)
Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial