Foto: Ilustração A secretaria de Saúde de Cocal do Sul divulgou nesta quinta-feira (26) os números detalhados da pandemia de covid-19. Com o primeiro caso, registrado em março, o número total de infectados até esta quinta era de 754. Conforme os gráficos, novembro já é o mês com o maior número de registros, com 198, sendo que o mês ainda não chegou ao fim. A marca mais alta, até então, estava no mês de agosto, onde 178 sul-cocalenses testaram positivo para o coronavírus.
Os bairros com mais casos são o Jardim Itália com 98, seguido pelo Jardim Elizabeth com 93. Centro e Vila Nova, ambos com 81 casos cada, aparecem na sequencia.
A faixa etária que mais apresentou resultado positivo é a de 30 anos, que tem 183 casos, depois a de 40, com 141 registros, seguida pela de 20 anos, com 138.
O município tem 35 casos ativos, sendo que dois estão hospitalizados e os demais em tratamento domiciliar. Chama atenção ainda o número de suspeitos, 73, o mais alto desde o inicio da pandemia.
A Secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Cripa Milanez, afirma que a população já está ciente do risco.
“Ela sabe o que fazer, porém, há a necessidade de reativar e intensificar esses cuidados. Em nível de município e em nível de região, nós estamos implorando à população que nos apoiem e assegurem a sua saúde e a saúde dos seus”, suplica.
Para evitar a propagação da COVID-19, os cuidados são os seguintes:
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
- Fique em casa se você se sentir indisposto.
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Confira os horários de atendimento para Covid-19 em Cocal do Sul:
Centro de Triagem (No DIA – Centro do Idoso, Jardim Itália) Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Das 17h às 22h, o Pronto Atendimento no Centro estará recebendo os casos.
No Salão Paroquial da Igreja Matriz (teste rápido de livre demanda) Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.