24/11/2020 às 08h00min - Atualizada em 24/11/2020 às 08h00min

"População precisa reativar e intensificar os cuidados com o coronavírus" alerta Secretária de Saúde de Cocal do Sul

Segundo a secretária a alta no número de casos e procura de atendimento de suspeitos com coronavirus, preocupam.

Ana Paula Nesi
Foto: SHUTTERSTOCK
A secretária de saúde de Cocal do Sul, Sinara Cripa Milanez, afirma que a alta no número de casos e procura de atendimento de suspeitos com coronavirus, preocupam. “Desde o inicio da pandemia, nós nunca tivemos mais que 30 casos ativos em Cocal do Sul e agora estamos com um número bastante alto de 44 pessoas em tratamento”, cita. Para auxiliar no atendimento, o quadro clinico do Centro de Triagem será ampliado a partir desta terça-feira (24).
 
Para Sinara, a preocupação é extrema. “Na tarde de ontem estivemos reunidos com profissionais, secretários de saúde e diretores de hospitais, para traçar ações coletivas a nível regional para que possamos realmente combater esta aceleração dos casos ativos não só no município de Cocal, mas em toda região. É uma aceleração muito alta e vem culminar obviamente com o índice de internações hospitalares não só nas UTIs, como nos leitos clínicos que nos meses anteriores não tinham tamanha taxa de ocupação”, destaca.
 
Todos os gestores públicos da saúde demonstram preocupação, conforme a Secretária. “Neste sentido estamos traçando ações de prevenção. Em Cocal, já estamos com sistema de som por todo município com um alerta a população. É preciso relembrar a população de que os cuidados são de extrema importância. Não tem como o poder publico trabalhar sozinho se não houver a participação da população com relação à prevenção”, diz.
 
Sinara afirma que a população já está ciente do risco. “Ela sabe o que fazer, porém, há a necessidade de reativar e intensificar esses cuidados. Em nível de município e em nível de região, nós estamos implorando à população que nos apoiem e assegurem a sua saúde e a saúde dos seus”, suplica.
 
A secretária aproveita para agradecer s profissionais da saúde que atuam na linha de frente na detecção e tratamento do covid-19. “Estamos contando com o apoio de todos os profissionais que já se encontram a grande maioria, bastante cansados, mas que mesmo assim estão intensificando os trabalhos, inclusive com horas excedentes para auxiliar a população. Meu agradecimento a todos que tem se desdobrado em plantões, em horas a mais, sábados e domingos, intensificando as ações de suporte e apoio aos sul-cocalenses”, declara.
 
Para evitar a propagação da COVID-19, os cuidados são os seguintes:
  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
 
Confira os horários de atendimento para Covid-19 em Cocal do Sul:
                    
Centro de Triagem (No DIA – Centro do Idoso, Jardim Itália)
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Das 17h às 22h, o Pronto Atendimento no Centro estará recebendo os casos.
 
No Salão Paroquial da Igreja Matriz (teste rápido de livre demanda)
Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial