13/11/2020 às 08h30min - Atualizada em 13/11/2020 às 08h30min

​Eleições e Covid-19: comemorações serão inevitáveis, mas devem ser feitas com responsabilidade

O alerta é da secretaria de saúde de Cocal do Sul, já que mais uma vez, a região voltou ao risco grave de contaminação pelo coronavírus

Ana Paula Nesi
Foto: Ilustração
As eleições 2020 acontecem neste domingo (15), e como as cidades da região não realizarão segundo turno, o resultado do pleito que define a nova administração das cidades deve sair ainda na noite de domingo.

Em Cocal do Sul, o ponto de encontro da vitória costuma ser na Praça da Igreja Matriz, onde vereadores e prefeito eleitos costumam confraternizar com seus apoiadores e eleitores. Porém, o alerta da secretaria de saúde do município é para que haja cuidado. “Solicitamos e enfatizamos a necessidade obrigatória do uso de máscaras e o distanciamento social. Sabemos que serão inevitáveis as comemorações, porém deverão ser feitas com muita responsabilidade para evitar agraves de contaminação”, explica a secretária de saúde, Sinara Cripa Milanez.

A região da AMREC, a qual pertence o município de Cocal do Sul, voltou esta semana ao nível grave no mapa de potencial risco de contaminação para covid-19. “Alertamos para que as pessoas tomem todas as medidas de segurança e proteção afim de que possamos evitar aglomerações e consequentemente contaminações. A região sul, mais uma vez, volta ao nível de alerta e neste sentido os cuidados também devem ser redobrados a fim de garantir a sua saúde e a saúde dos seus”, completa Sinara.

O Portal Cocal questionou os candidatos via whatsapp a respeito da comemoração planejada pela coligação com a pergunta "Em caso de vitória, pretende reunir seus eleitores e apoiadores em algum lugar para comemoração. Como vais proceder diante das medidas de segurança do coronavírus, agora que a região voltou a situação grave?" e as respostas foram as seguintes:

Aninha Scarpato - Coligação Cocal em Progresso (11): "A coligação decidiu que não fará encontro e aglomeração. É um momento bastante delicado que estamos passando e nós não vamos correr esse risco, não há necessidade disso. Nós enquanto gestores temos que ter essa responsabilidade junto ao eleitor. Então nós não vamos desrespeitar esse momento tão difícil que vivemos na pandemia". 

Fernando de Faveri - Coligação Trabalho e experiência a serviço de Cocal do Sul (15): "Estamos focados na eleição. Primeiro a vitória, depois é consequência".

Adriano Possamai Della - Coligação Nossa coligação é com o povo sul cocalense (45): "Caso venha a vitória nós não vamos fazer festa e muito menos aglomeração. Eu vou ficar em casa, pois eu acho que não se envolve festa em um momento em que várias pessoas estão se contaminando, sendo internadas, passando por momento dificil. Então eu jamais irei fazer festa, jamais irei fazer aglomeração, pois sou cidadão sul cocalense e amo as pessoas que moram aqui e realmente sei a preocupação que nós estamos passando". 

Mesmo com as declarações, para garantir a segurança e o espaço, o diretor do Sistema Municipal de Trânsito, Luciano Brolesi, afirma que um esquema de desvio do trânsito na área central, já foi preparado. “Se der alguma movimentação na área central, já estamos alinhados com a Policia Militar para fecharmos a rua na frente da igreja, a principio, a partir da Paulino Búrigo, deixando o retorno aberto. Caso a aglomeração for muito grande, o plano B é fecharmos a partir do Guollo”, conta. O desvio nestes casos, para quem for ao sentido Criciúma/Urussanga, seria feito descendo a rua Anita Garibalde, passando pela rua da Eliane entrando em sentido rua Benjamin Constante. Para acessar a rodovia SC108, o condutor terá a opção de subir em frente ao Bistek, ou seguir pela Demétrio Betiol e sair próximo a Panificador Honorato.


 

 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial