09/11/2020 às 10h00min - Atualizada em 09/11/2020 às 10h00min

​NOVEMBRO AZUL: mês é de alerta ao cuidado da saúde masculina

Em Cocal do Sul, atendimento e exames serão priorizados para homens que procurarem os ESFs no município.

Ana Paula Nesi
Foto: Ilustração
O cuidado deve ser frequente, mas novembro é um mês especial de conscientização aos cuidados com a saúde do homem. A Campanha Novembro Azul acontece todos os anos para chamar a atenção da população masculina para realização de exames e consultas.
Segundo Fabiana Guse que é coordenadora da atenção básica de Cocal do Sul, um dos principais pontos de cuidado é o câncer de próstata. “Nossas unidades de referência de saúde, os ESFs, não estarão atendendo em horário estendido, por conta da Pandemia pensando assim na maior segurança de todos. No entanto todos os homens que procurarem atendimento serão priorizados com a marcação de consultas, exames e testes rápidos, durante todo esse mês”, afirma.
 
O médico urologista Conrado Menegola, ressalta que é muito importante chamar atenção para a necessidade dos cuidados do homem com a saúde. “Vemos que até 70% dos homens que procuram atendimento médico tiveram influência da mulher ou dos filhos e uma parte deles adia a ida ao médico, já chegando com doenças em estágio avançado. Por isso é fundamental esta conscientização para prevenção de doenças e tratamento precoce na população masculina”, expõe o especialista que diz que o preconceito com relação a determinados exames ainda existe, mas que hoje em dia com toda a informação disponível que temos, não há mais espaço para este tipo de conduta. “O homem deve buscar cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida”, destaca.
 
Com relação ao rastreamento do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia indica que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles de raça negra ou com histórico familiar de câncer da próstata devem começar os cuidados aos 45 anos. Segundo Menegola, o rastreamento consiste em exame físico, que é realizado através do toque retal e exame de sangue, que é o PSA. Mas o profissional ressalta que os cuidados com a saúde devem ocorrer de maneira geral. “Deve haver a adoção de hábitos saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada, identificação e tratamento precoce de doenças crônicas, redução do uso de bebidas alcoólicas e cessação do tabagismo”, alerta.

Os ESFs de Cocal do Sul atendem de segunda a sexta-feira  das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial