05/11/2020 às 14h05min - Atualizada em 05/11/2020 às 14h05min

​Obra do canal auxiliar no Centro deve terminar em até 90 dias

Com objetivo garantir maior vazão para a água da chuvas e evitar as cheias, obra segue em bom ritmo.

Ana Paula Nesi
Foto: Geison Pazeto
A obra de construção do novo canal auxiliar do Rio Tigre, no trecho que passa em baixo da empresa Eliane, em Cocal do Sul, está ocorrendo em bom ritmo e deve ser finalizada em até 90 dias, segundo o Prefeito Ademir Magagin. “São dois tubos com 1,5 metros de diâmetro cada, que vão ajudar no escoamento das águas do Rio Tigre. Este canal vai atender toda a parte que fica entre a rodovia SC-108 e a rua da Eliane, locais onde com grande volume de chuva costumava alagar”, afirma o prefeito.

Um dos piores alagamentos ocorreu em 2010, quando a chuva durou por dois dias e meio, segundo o morador Luciano Casagrande, que vive na região há 18 anos. “Tive um prejuízo em torno de R$ 30 mil. A cheia foi de mais de um metro acima da rua. Entrou muita água dentro de casa e acabou com meus móveis, que eram de MDF. Sem falar da sujeira, onde passamos a noite em claro, com muito lodo. Só fomos terminar de limpar tudo no dia seguinte, às duas horas da tarde”, recorda.
 
Magagnin afirma que a obra faz parte de um pacote de ações que a Prefeitura tomou como meta para auxiliar na erradicação da chance de alagamentos em vários pontos da cidade. O pacote incluí as obras de aumento na vazão na drenagem do bairro Vila Nova, o muro de contenção no Rio Tigre no Jardim Elizabeth e o canal auxiliar na Elaine. “As duas primeiras já estão finalizadas, faltando apenas esta da Eliane, que por estar bem encaminhada acredito que finalize antes do prazo previsto”, completa.
 
A obra do canal auxiliar está sendo realizada através do Programa FINISA da Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 1,17 milhão, e tem cerca de 270 metros de extensão. A empresa responsável pela execução da obra é a Zaluz Terraplenagem e Transportes.



Confira mais imagens da obra na galeria abaixo. 






Com informações: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial