04/11/2020 às 16h16min - Atualizada em 04/11/2020 às 16h16min

Finalizada obra de estabilização do talude do Rio Tigre no Jardim Elizabeth

A obra iniciou em junho e teve um custo total de R$ 574.365,22.

Ana Paula Nesi
Foto: Antonio Rozeng
A obra de estabilização de taludes do Rio Tigre, no trecho entre as avenidas Chapecó e Fernando Furlan, no bairro Jardim Elizabeth, que teve inicio no mês de junho, chegou ao final esta semana.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura e desenvolvimento rural, Valdecir Sangaletti foram 192 metros de margem que receberam reforços contra erosão. “A estabilização foi realizada com gabião caixa nos dois lados da calha do rio. Essa obra teve um valor de R$ 574.365,22”, afirmou. Conforme licitação, foram utilizados 1.061,06 M³ de gabiões. Esses gabiões são feitos em fios de aço preenchidos com pedras e colocados no talude de um rio visando barrar a erosão causada pela água, principalmente em dias de cheias.

Para Geison Pazeto, que tem o rio passando por trás de sua residência e mora no bairro há 36 anos, a obra é uma grande conquista para todos. “Os moradores estão muito contentes sem contra que com a obra foram recuperados até três metros de terreno de cada morador”, conta Pazeto. Por não terem proteção contra a erosão, cada morador acabava deixando alguns metros de fundo do lote para proteção contra possíveis quedas de barreira. “O esgoto que ia direto para o rio, também foi retirado e fossas foram construídas”, comemora. Com a obra,  um terreno que estava interditado desde a pior cheia que ocorreu em janeiro de 2011, teve seu espaço recuperado.

Para o prefeito Ademir Magagnin, a obra vai evitar problemas futuros no bairro. “É importante para a comunidade. Vai dar mais segurança aos moradores que margeiam o Rio, contendo erosão e o desassoreamento, e evitando futuras enchentes”, explica o prefeito.

 A empresa responsável pela obra foi a Etec Construção e Terraplanagem Eireli, escolhida através de licitação por menor preço.

Confira o antes e depois do local:





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial