29/10/2020 às 18h36min - Atualizada em 29/10/2020 às 18h36min

​Semana é de limpeza e preparação para o dia de finados no Cemitério Municipal

Limpezas das capelas e túmulos são permitidas até esta sexta-feira (30).

Ana Paula Nesi
Foto: Antonio Rozeng
Marcado como o dia de orações e recordações, centenas de pessoas devem passar pelo Cemitério Municipal de Cocal do Sul, no feriado de Finados, na próxima segunda-feira, dia 2. Esta semana, está sendo marcada pela preparação e limpeza das capelas e túmulos. Dezenas de familiares já foram até o cemitério para lavar, arrumar e ornamentar o local de descanso dos seus entes queridos.

A agricultora Salete Cechinel Furlan, afirma que não podemos deixar apenas para esta data para lembrar dos que partiram. “A gente lembra todos os dias da nossa família e nossos entes queridos que faleceram, mas esta data é propicia para que todos possam relembrar dos que partiram”, citou ela, lembrando que no local estão sepultados seus pais, irmão, sogros, além de amigos que já faleceram. “A gente vem sempre dar uma limpada na capela, mas a limpeza geral, a gente acaba fazendo nessa data que é aonde muita gente vem visitar, matar a saudade”, completou.


 
Já a moradora de Cocal do Sul, Zuleide Rodrigues, dedicou esta quinta-feira (29), para a limpeza do tumulo do esposo Ademir, falecido há 12 anos; e do filho mais velho, que faleceu com 19 dias. Segundo ela é uma obrigação zelar pelo tumulo do que já partiram. “É obrigação da gente enquanto está na Terra. É um respeito”, afirmou.
 
A capela de seu Ademir Rodrigues está localizada na área onde a prefeitura fez o novo calçamento. “Tive que caprichar mais na limpeza”, observou Zuleide, que relatou ter acompanhado toda a obra, já que vem visitar a capela, de duas e três vezes por mês. “A obra ficou ótima, mais que merecido”, declarou.


 
Obra em fase de finalização
 
Segundo a secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural de Cocal do Sul, um mutirão foi realizado essa semana para realização da limpeza e manutenção no cemitério. O calçamento será finalizado nesta sexta (30) e no sábado, domingo e segunda (feriado), serão dias destinados somente para a visitação, conforme a programação definida.

Segundo o secretário Valdecir Sangaletti, o Kiko, as medidas são necessárias para receber melhor as pessoas que vão prestar suas homenagens. Ele afirma ainda que, o muro do cemitério municipal, ao logo da rua Alfredo Del Priori, deve ficar pronto na próxima semana, no pós feriado. Ele foi refeito e foi construída uma calçada elevada, ganhando mais 60 centímetros de passeio público para os pedestres. "A calçada ganhou mais 60 centimetros, somados com 40 já existentes, vamos ficar com um metro, dando acessibilidade e segurança aos pedestres", relatou Kiko.





Com informações: Antonio Rozeng - Assessor Prefeitura de Cocal do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial