10/10/2020 às 18h55min - Atualizada em 10/10/2020 às 18h55min

DRIVE-THRU DA ALEGRIA: Grupo Escoteiro Cocal realiza evento em comemoração ao dia das crianças

Distintivos de honraria foram entregues no evento que ocorreu na tarde deste sábado, 10.

Ana Paula Nesi
Fotos desta matéria: Ana Paula Nesi
O dia estava cinza, mas a alegria e diversão coloriram a tarde deste sábado, dia 10, do Grupo Escoteiro Cocal. Em comemoração ao dia das crianças, o grupo organizou o 1º drive-thru em frente à Associação de Moradores do Bairro Boa vista. Na ocasião, as lideranças puderam entregar os distintivos de honraria e especialidades que as crianças e jovens conquistaram durante a quarentena, além de um kit com guloseimas.
 
Com a pandemia, os escoteiros estão realizando apenas atividades online e segundo Danielle Regina Szyndrowski, que é uma das diretoras, não há previsão de retorno, já que as restrições seguem as mesmas regras das escolas.  “Acabam fazendo gincanas, eventos nacionais e regionais todos de forma online para movimentar as crianças”, afirma. O evento deste sábado acabou sendo uma maneira de matar a saudade e também valorizar as atividades desenvolvidas pelos participantes durante a pandemia com a entrega dos distintivos. Hoje, cerca de 50 crianças e jovens entre seis e 21 anos participam do Escoteiro Cocal.


 
O movimento Escoteiro é mundial e possui aproximadamente 54 milhões de membros espalhados em 223 países e territórios e se divide em quatro grupos:
Lobinho: de 6 a 10 anos;
Escoteiro: de 11 a 14 anos;
Sênior: de 15 a 17 anos;
Pioneiro: de 18 a 21 anos.
Cada grupo é liderado por adultos chamados de “chefes”.
 
Para Kelen Cesconetto, que tem o filho de sete anos e dois sobrinhos de 15 anos no grupo, o Escoteiro ensina muitas coisas importantes para a vida. “Eles aprendem a respeitar o próximo, cuidar da natureza, fazer amigos e cuidar e ajudar a família”, declara.
 
As vezes, o amor pelo trabalho do movimento excede a vida das crianças e chega ao coração dos pais. Foi o caso da Ivanir Cologni Pereira e o esposo Jaison. Há três anos, por sugestão da irmã, Ivanir inscreveu seu filho no Escoteiro. Há um ano, o casal passou de pais, para assistentes de chefes.  “Estavam precisando de mais voluntários, pois o Escoteiro é um serviço voluntário, não recebemos nada além do sorriso de cada criança que aqui está. Com o convite do diretor, passamos a fazer parte também”, conta Ivanir.


 
Aos 19 anos Graziele da Silva dos Santos lembra que ingressou no Grupo Escoteiro Cocal aos nove. “Eu digo que o movimento me transformou. Eu era uma patricinha, não fazia nada e tinha nojo de tudo; hoje o Escoteiros é minha vida e é uma das coisas que eu mais gosto de fazer; é o que eu vivo”, diz ela afirmando que planeja se tornar chefe após completar a idade limite de Pioneira. “É uma felicidade ver as crianças aqui, pois nós que estamos há mais tempo sabemos da importância que o movimento tem na vida das pessoas e como ele pode transformar elas em cidadãos e indivíduos melhores”, conclui.

Após meses sem contato direto com os colegas, o Escoteiro Raul da Silva Acacio, de 12 anos, afirma que o evento de hoje foi uma diversão. “Fazia tempo que a gente não se via, e eu também estava com vontade de sair na rua e me divertir”.
 
Após o drive-thru, a equipe ainda realizou uma ação solidária. Kits com bolachas e outras guloseimas foram distribuídos para crianças carentes do município. Os pontos de entrega foram pré-estabelecidos com apoio do CRAS. As doações foram feitas pelos próprios pais dos escoteiros e alguns apoiadores. “Outra organização do município ia entregar brinquedos, sempre nos comunicamos e por isso escolhemos algo diferente. Para nós, bolachas parecem algo tão comum no dia a dia, mas para algumas crianças mais carentes, bolachas e guloseimas é um presente”, finaliza a diretora Danielle, emocionada ao lembrar que as crianças e adolescentes que coordena perguntaram aos chefes: “porque bolacha se é algo que comemos diariamente?”, e assim, a ação trouxe mais um ensinamento: Não são todas as crianças que tem bolachas para comerem todos os dias.




.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial