07/10/2020 às 21h51min - Atualizada em 07/10/2020 às 21h51min

VOLTA ÀS AULAS? Municípios da AMREC iniciam formação pela elaboração do Plano de Contingência Escolar

Hoje a região da AMREC está classificada no risco grave. Onde não é permitido o retorno das atividades. Será necessário passar para cor amarela, classificado como alto para ocorrer a liberação.

Foto: Divulgação.
Os municípios da AMREC iniciaram nesta quarta, dia 7, a elaboração do Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Educação (PLANCON EDU). O processo foi realizado de forma remota e se estende até o dia 16, onde cada município deve elaborar seu plano, que terá validade para rede municipal, estadual e privada.

Segundo a presidente do colegiado de Educação e secretária de Cocal do Sul, Ana Paula Teixeira Cechinel, os 12 municípios estão engajados no processo de formação, que resultará na elaboração dos respectivos Planos de Contingência. Nesse plano constarão as estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da COVID - 19. “O conjunto de medidas e ações deverá ser aplicado de modo articulado, prezando sempre pela segurança de todos os envolvidos no âmbito educacional. Somente após a aprovação dos Planos de Contingência Municipal e Escolar será possível, (dependendo da matriz de risco) pensar no retorno às atividades presenciais no formato de apoio pedagógico”, declara.

Hoje a região da AMREC está classificada no risco grave. Onde não é permitido o retorno das atividades. Será necessário passar para cor amarela, classificado como alto para ocorrer a liberação.

Participaram do encontro de hoje membros dos Comitês Municipais dos 12 municípios da AMREC para a volta das atividades pedagógicas e também membros das comissões escolares, junto a Coordenadoria de Educação do Estado e ao Coordenador da Defesa Civil Regional. As comissões têm a participação de profissionais das áreas de educação, saúde e defesa civil.

Na Região Carbonífera são 16 formadores regionais que estão multiplicando a formação para cerca 2.400 pessoas. “Serão mais de duas mil pessoas trabalhando na construção do Plano de Contingência Municipal e Escolar para que tenhamos segurança e equidade no contexto da Educação. Nossa Região terá a volta de atividades pedagógicas de maneira consciente, saudável e equilibrada”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, que está coordenando o grupo de formadores.

Os Planos de Contingências Municipais e Escolares nortearão as medidas preventivas e reativas no controle a COVID-19 durante as atividades pedagógicas presenciais.




Colaboração: Assessoria de Imprensa da AMREC

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial