03/10/2020 às 12h58min - Atualizada em 03/10/2020 às 12h58min

Desenvolvimento em tempos de pandemia: Persistência e adaptação são os segredos do sucesso

Conheça o pub em Cocal do Sul que tem se destacado nos últimos meses com muitas novidades e adaptações.

Ana Paula Nesi
Foto: Divulgação/Instagram
Vivemos em tempo de pandemia, muita coisa mudou. Alguns comércios fecharam e muitos se adaptaram a nova realidade e continuaram crescendo. Persistência? Dedicação? Investimento? Amor? Qual a fórmula? O Portal Cocal foi conversar com Ramon de Oliveira e William Berkenbrock, proprietários de um Pub em Cocal do Sul que tem se destacado bastante na cidade nos últimos tempos, inclusive nestes meses de pandemia. Fomos conhecer a história e ouvir a fórmula. Conheça agora o Una Birra Per Favore.
 

 
Toda história começou há três anos. Ramon lembra que a ideia de montar um pub, nasceu em um churrasco com os amigos Thiago Rosso e Anderson Cittadin. “Estávamos bebendo e veio à ideia: ‘vamos montar um bar?’. Logo já fomos atrás de ligar para olhar sala e quando vimos já tínhamos a chave na mão”, recorda ele.
Em 14 de agosto de 2017, o Una Birra Per Favore, dava inicio a suas atividades. A paixão por cerveja veio muito antes e desde 2015, Ramon já tinha sua própria produção e marca da bebida. Tanto William, quanto Ramon produzem suas próprias marcas de cerveja, que são oferecidas no Pub, junto a outros rótulos da região.
 
O primeiro espaço do pub foi uma pequena sala próxima a Contabilidade, na rua ao lado da Igreja Matriz de Cocal. Devido às residências próximas que se incomodavam com o barulho, houve a necessidade de migrarem para um espaço maior onde os ruídos não incomodassem os vizinhos. A sala atual surgiu ao acaso. Ramon lembra aos risos que no dia da mudança, o antigo locatário, uma loja de colchões, retirava as coisas enquanto eles levavam as bebidas. “Era colchão saindo, cerveja entrando. Foi bem louco!”, ressalta. Então, em 28 de março de 2018, o Una Birra reabriu, em seu atual endereço.
 


As paredes pintadas com tinta escura, desenhos temáticos a giz, bandeiras de bandas, luzes baixas... Um estilo diferenciado que é um resumo dos pubs norte americanos e europeus. Ramon trouxe a ideia dos anos em que esteve morando fora do Brasil. “Há muita coisa que eu mudaria para deixar ainda mais no estilo de lá, algumas a estrutura não permite. Por exemplo, o teto mais baixo e preto, sofás, mais telas, o que tornaria a estrutura ainda mais aconchegante”, conta, trazendo a memória o fato de que é preciso se adaptar ao espaço disponível.
 
William lembra que no inicio, somente bebidas eram oferecidas. Depois, uma parceria feita com um food truck passou a oferecer hambúrguer nas sextas-feiras. “A demanda por comida começou a crescer bastante, aliás, comida é essencial, então resolvemos abrir a cozinha”, diz.
 
 

Hoje, o carro chefe na parte de alimentação são os hambúrgueres na brasa. William lembra da necessidade de atender todos os públicos, oferendo opções para todos os gostos. Por isso, nos últimos meses, mesmo com todas as restrições por conta da pandemia, o cardápio foi atualizado com novas porções. “O cardápio de drinks também mudou, trouxemos bebidas mais atuais, removemos os que não tinham tanta saída. Agora oferecemos mais opções de sobremesas, como açaí, milk shake e petit gâteau”, conta ele.
 
Outra mudança deste ano lembrada por Ramon, foi a instalação de uma câmara fria para garantir ainda mais a qualidade do chopp ofertado. São dez torneiras com diferentes tipos da bebida disponíveis. “A gente tenta sempre ter o maior número de variedades possíveis, de estilos diferentes e assim agradar todos os públicos”, garante William. Ele diz que o pilsen ainda é o que mais tem saída, por ser o chopp mais leve e agradar quase todos os paladares, mas o tipo IPA com sabor, aroma e amargor mais lupulado, também tem tido uma ótima aceitação, tanto do público masculino como do feminino. “Outra cerveja que tem se destacado é a malte beer, que é produzida pelo Ramon. Ela é uma cerveja escura muito consumida na Alemanha e o pessoal aqui tem gostado bastante”, completa.


 
O diferencial para eles é o atendimento oferecido, ouvindo o que o público tem a sugerir e criando laços. “Ramon e eu estamos à frente na parte de atendimento, somos garçons e assim temos um contato maior com o público, acabamos tendo uma amizade com o cliente”, declara William, lembrando que o chopp sempre gelado e a boa comida, também fazem parte do sucesso. O empresário Antonio Carlos Martins, diz que o Una Birra é um ambiente em que ele se sente acolhido. “Tem um atendimento ótimo, melhor chopp, comida e música da cidade. É o local onde vou com frequência junto com a minha família e também um ponto de encontro com meus amigos. Sou até meio suspeito a falar, mas recomendo sempre”, garante Antonio.

A manicure Paloma Rebelo, que frequenta o espaço há dois anos afirma que o atendimento é o diferencial. “Quando comecei a frequentar, não havia suco no cardápio, minha amiga e eu sugerimos, e eles colocaram. Eles falam com a gente, mas também ouvem o que temos a sugerir, e isso é extremamente positivo e faz com que queiramos voltar e indicar para amigos”, declara ela. Para Ramon, a persistência também é ingrediente para o sucesso. Ele conta que após mudarem para o espaço atual, ele e os dois amigos com quem tinha sociedade, resolveram vender o local. Mas durante a negociação, o amor por tudo que já tinha realizado ali falou mais alto e assim, ele permaneceu na sociedade, junto a William desde fevereiro de 2019.
 
“Temos que ir nos moldando as novas realidades. O delivery, por exemplo, é algo novo para nós, algo que éramos bem resistentes e dizíamos que não faríamos de maneira alguma”, afirma Wiliam. Para Ramon, a tele entrega é algo que foge da realidade de um pub, mas com a pandemia, foi uma saída necessária para manter um funcionamento e o atendimento ao público fiel. “A gente meio que se obrigou a fazer e descobriu que é uma fonte muito boa, pretendemos continuar”, afirma William.


 
Muitas pessoas de Cocal do Sul ainda não conheciam ou frequentavam o espaço, e durante o isolamento devido a pandemia, ouviram sobre o delivery, pediram e passaram a ser clientes com a reabertura. É o caso da enfermeira Ana Carolina Silveira, que conta que nunca havia ido ao local, mesmo morando tão perto. “Conheci, quando ouvi sobre o delivery e pedi um hambúrguer e açaí, eu nem sabia que ofereciam isso. Vi que era muito bom e com a reabertura fui até o espaço e hoje, eu levo outros amigos. Falo do açaí para todo mundo, é delicioso”, completa. Para William, isso é algo muito positivo, pois ele constatou que o público que os conheceu via delivery, continuou cliente após a volta das atividades completas.
 
O espaço traz sempre atrações musicais nas sextas e sábados a noite, além de promover eventos especiais em alguns sábados a tarde. A expectativa para o fim da pandemia é grande para que os eventos possam voltar, e que os cientes possam ir e vir sem medo. “Focaremos ainda mais nos shows, músicos e músicas de qualidade, para sermos vistos sempre como um lugar agradável”, menciona William. O rock acústico é o principal estilo musical do ambiente, mas William revela que a ideia é incluir outros estilos ao longo da semana, em dias que hoje não há música ao vivo. O estilo? Isso será surpresa para o público.
 

 
Ficou curioso para conhecer o espaço?
Ele está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 26, Centro de Cocal do Sul. Em frente a nova rótula próxima ao Banco do Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial