18/09/2020 às 19h37min - Atualizada em 18/09/2020 às 19h37min

Açúcar: quais são as opções para adoçar os alimentos e quais são as mais saudáveis?

Independente do tipo, não se deve consumir mais que 25 gramas do produto por dia.

Bem Estar - G1
Foto: Divulgação.
     Melado de cana, demerara, mascavo, orgânico, cristal e por aí vai. As opções para adoçar um simples cafezinho, fazer um bolo ou um prato de doce vão muito além do açúcar refinado, também conhecido como branco, o mais conhecido e o menos indicado pelos especialistas.
 “Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. Além disso, o açúcar refinado perde vitaminas e minerais”, explica a nutricionista e doutora em nutrição humana pela Universidade de Brasília, Alessandra Gaspar Sousa.
     Por isso, a escolha mais saudável indica um tipo de açúcar que seja pouco processado, para preservar seus nutrientes, e que tenha pouco ou nenhum aditivo químico adicionado.
   
  Os vários tipos de açúcar:
  • Refinado
  • Light
  • Demerara
  • Mascavo
  • Cristal
  • Orgânico
  • Açúcar de frutose (feito a partir de frutas, e não da cana)
  • Melado de cana
  • Adoçantes a base de estévia (adoçante natural feito da folha de estévia)
 
     Antes de substituir o açúcar refinado por outro tipo, o ideal é consultar um nutricionista, pois “a escolha irá depender do paladar de cada pessoa e da recomendação nutricional conforme o seu diagnóstico clínico”, diz Sousa.
"Também é importante ressaltar que todos os tipos de açúcar são bastante calóricos e têm o poder de aumentar rapidamente a glicose no sangue", alerta a nutricionista.
 
Quantidade recomendada
 
     Na prática, todos os tipos de açúcar são transformados em glicose no processo de digestão e são processados pelo fígado. Por isso, qualquer um dos tipos faz mal à saúde e pode levar à obesidade quando consumido em excesso.
     Entende-se por excesso mais que 25 gramas de açúcar por dia, o equivalente a cerca de 6 colheres de chá, quantidade limite indicada pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Na conta dessa quantidade máxima deve entrar não somente as colheres de açúcar que adicionamos ao cafezinho ou suco, mas também todo o açúcar contido nos alimentos que consumidos durante o dia, como um chocolate, bolo, refrigerante etc.
 
Os mais naturais
 
      O açúcar demerara é um dos tipos mais saudáveis porque "passa por pouco refinamento e não recebe nenhum tipo de aditivo químico", indica Sousa.
     O mascavo, popular em algumas receitas, como a de cookies, não passa pelo processo de refinamento e também não tem aditivo químico, "conservando cálcio, ferro e sais minerais", diz a nutricionista.
     Tanto o demerara quando o mascavo são extraídos da cana e têm grãos mais rústicos, escurecidos e com alto valor nutricional. Enquanto o mascavo tem um sabor forte, o demerara é mais suave.
     O melado de cana é o açúcar na forma líquida e adoça bastante. Não passa pelo refinamento e é rico em em ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre.
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