18/09/2020 às 19h03min - Atualizada em 18/09/2020 às 19h03min

​Testagem em larga escala - 150 sul cocalenses serão testados para o Coronavírus neste sábado

Munícipes de todos os bairros serão testados. A escolha foi feita mediante sorteio por USF.

Foto: Divulgação/Rui Porto Filho
     O município de Cocal do Sul realizará neste sábado, dia 19, no período da manhã, um mutirão de testagem da população. A equipe da Secretaria de Saúde sorteou 25 pessoas de cada Unidade de Saúde da Família (USF). Um total de 150 agendamentos foram realizados para testagem, que serão divididos no Centro, no salão da Igreja Matriz e no ESF do Jardim Itália.
 
Projeto Testar
 
     Esta é a terceira semana de testagem da população, onde no total 454 pessoas foram testadas e 21 tiveram resultado positivo. Segundo a psicóloga da coordenação primaria, responsável pelo projeto de testagem da população, Fabiana Guse, entre os positivos, 15 apresentaram IGG reagente e já levaram a cura e seis ainda são ativos e estão isolados em tratamento domiciliar. Foram testados 121 na primeira semana e mais 333 durante esta semana.
     A secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez, explica como funciona o projeto por sorteio e agendamento. “Os sorteios são feitos por microrregião e as pessoas são comunicadas por telefone, para averiguar a disponibilidade”, explica. Ainda segundo a secretária deverão ser realizadas testagens por segmento paralelo ao sorteio, com frentistas, por exemplo, e outras categorias de trabalhadores que tem mais contato com público. A decisão, porém, ainda está em avaliação pelas equipes de saúde.
 
Testados até o momento
 
     Desde o início da pandemia, o município de Cocal do Sul já testou 1960, sendo 1621 pessoas com testes rápidos e 339 com testes tipo PCR. Foram 377 casos confirmados, onde 346 já estão curados; 16 em tratamento, sendo 15 em domicílio e um internado em clínica, e 15 óbitos.
 
Centro de Triagem
 

     Paralelo aos testes feitos nos bairros, o Centro de Triagem continua atendendo e testando a população que estiver sentido sintomas e a necessidade de atendimento médico. Segundo a Secretária de saúde, lá as testagens são feitas mediante indicação médica.


Colaboração: Assessoria de Imprensa Cocal do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial