18/08/2020 às 20h13min - Atualizada em 18/08/2020 às 20h13min

Com chance de neve em SC, autoridades pedem que turista só visite a Serra se já tiver reserva

Previsão indica queda de temperaturas em Santa Catarina a partir de quinta-feira. Por causa da pandemia, hotéis só podem operar com até 50% da capacidade.

G1
Foto: Mycchel Legnaghi
     Em reunião na tarde desta terça-feira, dia 18, autoridades da Serra catarinense decidiram orientar o turista a só visitar a região se tiver reserva de hospedagem. A previsão do tempo indica queda de temperaturas em Santa Catarina a partir de quinta-feira, dia 20, e possibilidade de nevar, o que atrai visitantes.
     Por causa da pandemia, os hotéis só podem receber até 50% da capacidade e já estão lotados nas cidades mais altas, segundo a Santur e a Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). Dessa forma, quem não tiver reserva não terá como se hospedar e poderá ter dificuldade de sair da região caso o tempo piore e seja necessário o bloqueio de estradas, por exemplo.

     Uma das situações que preocupa as autoridades é a formação de gelo na pista, segundo a Amures. Esse quadro deve ser monitorado pela Polícia Militar Rodoviária, que vai fazer a fiscalização, orientar os motoristas e, se necessário, interditar estradas.
     Outra ponto de atenção para as autoridades é que não haja aglomeração em tempos de pandemia. Por causa dos decretos municipais, não é possível permanecer em praças e outros locais públicos. Por essa razão, é importante que o turista tenha uma reserva para hospedagem.
     A Amures informou que já está lotada a rede hoteleira dos municípios de Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino e Bom Retiro e só há vagas em cidades mais baixas, como Lages.

     As autoridades lembram ainda que diversos pontos turísticos estão fechados, como o Morro das Antenas, em Urupema. Restaurantes também estão com restrições por causa do coronavírus. As medidas variam conforme o município, mas nenhum pode receber mais do que 50% da capacidade do estabelecimento.
     Além da Santur e da Amures, participaram da reunião representantes das prefeituras de Lages, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Urupema e Correia Pinto, além da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Defesa Civil. O encontro foi feito através de videoconferência.
     "Essa reunião com os prefeitos e lideranças locais, além da presença da Polícia Militar e Defesa Civil, nos trouxe o consenso de que o momento não é de fazer turismo. Os hotéis e pousadas da região já estão com as suas capacidades repletas, portanto, a orientação para a população catarinense é de que não vá para a Serra sem que tenha a sua reserva confirmada", afirmou o presidente da Santur, Leandro Ferrari.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial