17/08/2020 às 19h32min - Atualizada em 17/08/2020 às 19h32min

Santa Catarina pode registrar neve a partir de quinta, aponta meteorologista

Há possibilidade de neve principalmente na sexta-feira, uma semana após tornados. Quinta, sexta e sábado devem ter tardes de muito frio no estado.

G1/NSC
Foto: Wagner Urbano Onjack/Futura Press/Estadão Conteúdo
     Santa Catarina deve ter frio intenso no fim desta semana por causa de uma massa de ar frio e tem possibilidade de neve entre quinta, dia 20, e sexta-feira, dia 21, uma semana após a passagem de dois tornados e temporais, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, e a Epagri/Ciram, órgão de monitoramento do tempo no estado.
 

"Há chance de neve, especialmente na sexta-feira, não só na Serra, no Meio-Oeste, Planalto Norte do estado", explica Puchalski.

     "Trabalhamos com condição de neve com previsão de 24 horas, 48 horas de antecedência, quanto mais perto do evento, melhor a qualidade da previsão", completou.
    O último registro de neve no estado foi em 02 de agosto de 2019, em São Joaquim, na Serra, segundo informações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado.
     Na Serra, a neve pode até acumular. A possibilidade de neve começa na noite de quinta, dia 20, sendo maior na sexta-feira, dia 21. Na última sexta-feira, dia 14, dois tornados causaram destruição em cidades catarinenses, inclusive no Meio-Oeste, região que também tem previsão de neve.
     Segundo Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, o frio e a alta umidade do ar favorecem a condição de neve, principalmente nas áreas altas do estado, acima de 700 metros, podendo ter acúmulo significativo. Durante o outono e inverno deste ano, houve muito frio e geada na região serrana e no início de julho teve chuva congelada na Serra.



     Em julho e agosto de 2019 a Serra catarinense também registrou neve. Flocos caíram em Bom Jardim da Serra, mas não acumularam. Já em 2018 o fenômeno ocorreu mais forte e teve até quem aproveitou para fazer bonecos de neve (vide imagem de capa).
     O frio deve ser intenso, principalmente no período da tarde, por causa de uma grande massa de ar frio na região. O frio deve ser em parte da América do Sul.
 

"Quinta, sexta e sábado vão ser dias muito frios em Santa Catarina, não por um amanhecer de temperatura baixa, mas porque nas tardes desses três dias vai fazer bastante frio", disse Puchalski.

     Após o frio, o ar mais seco deve favorecer o registro de geada no fim de semana. Mas antes do frio intenso e da possibilidade de neve, pode voltar a chover nesta semana, entre terça e quarta, em Santa Catarina, inclusive com chuva forte e chance de temporais, também em regiões atingidas por temporais e tornados na sexta-feira, dia 14.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial