16/07/2020 às 13h53min - Atualizada em 16/07/2020 às 13h53min

Urussanga: Vigilância Sanitária realiza 266 vistorias em tempos de pandemia

Além de fiscalização, os agentes realizam orientações e entrega de máscaras.

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga
     O enfrentamento à pandemia gerada pelo novo coranavírus tem como aliado, além dos agentes públicos, agentes de saúde e a população, a equipe da Vigilância Sanitária (Visa). Em Urussanga, as três profissionais da Visa tem sido fundamentais na luta contra a COVID-19. Uma das fiscais é farmacêutica/bioquímica e faz as análises das amostras coletadas em pacientes suspeitos para doença. As outras duas atuam diretamente na fiscalização e orientações nos estabelecimentos da cidade nos quais já foram realizadas 266 vistorias (orientação, fiscalização, entrega de máscaras...).
 
     Além das atividades pertinentes à função as fiscais tiveram agregadas ao setor de Vigilância Sanitária Municipal ações referentes ao coronavírus, entre elas: visita domiciliar para munícipes que retornaram de viagem do exterior, e pacientes com suspeita da doença, levando orientações sobre isolamento social e cumprimento de quarentena; vistoria com orientação e entrega de decretos, portarias e normativas em estabelecimentos comerciais, industriais, de saúde e de educação; entrega de material informativo e máscaras para estabelecimentos e à população; e, ainda, visitas em estabelecimentos com casos positivos da doença, para orientação referente aos cuidados e sanitização do ambiente conforme portaria SES 349.
 
     “As nossas ações tem por objetivo fortalecer a saúde e o direito do trabalhador e, também, para que o ambiente de trabalho seja adequado”, destaca a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Urussanga, Marília Barbosa. “Apelamos à população para que cumpram as orientações, pois estamos percebendo que ainda é necessário um comprometimento maior com o uso obrigatório da máscara facial, o distanciamento de dois metros, sair de casas se necessário for, e evitar aglomerações”, emenda a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.
 
Mesmo diante da pandemia as atividades seguem

     Desde março, quando decreto estadual determinou o fechamento de estabelecimentos dos mais variados segmentos, a Visa municipal segue com as atividades voltadas ao enfrentamento à COVID-19 e não paralisou seus atendimentos rotineiros como a liberação de Regin; cadastramento de estabelecimentos sujeito à vigilância Sanitária; coleta para monitoramento da qualidade da água; liberação de hidrossanitário para habite-se de residenciais e industriais; atendimento a denúncias/reclamações; emissão de carteira de saúde; Laudo de análise laboratorial de programa de monitoramento de alimentos; conferência de registro de comercialização de produtos inalantes; entre outras.



 
Colaboração: Alexandra Cavaler - Assessora de Comunicação Prefeitura de Urussanga
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial