27/06/2020 às 11h19min - Atualizada em 27/06/2020 às 11h19min

Vacina de Oxford que está sendo testada no Brasil contra o Covid-19 é a mais avançada no mundo

Declaração foi feita pela OMS em entrevista nesta sexta-feira.

Ana Paula Nesi
Imagem: FilippoBacci/Getty Images
 
     Em fase de testes, a vacina contra o Coronavírus, produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca é a mais avançada no mundo e, também, a mais adiantada em termos de desenvolvimento. A afirmação foi feita pela cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, em uma entrevista na tarde desta sexta-feira, 26.
      A pesquisadora citou que, uma outra vacina idealizada pela empresa Moderna, que também está em fase de testes “não está muito atrás” na potencial imunização da AstraZeneca. No total, mais de 200 vacinas são candidatas contra a Covid-19, das quais 15 já estão na fase dos testes clínicos, em humanos.
     Várias fabricantes chinesas, como a Sinovac, mantém conversas com a OMS sobre potenciais vacinas. Swaminathan, pediu que seja considerada uma colaboração entre os testes com potenciais contra a Covid-19, junto aos ensaios solidários que a OMS tem feito com possíveis medicamentos para tratar a doença respiratória causada pelo novo Coronavírus.
 
Testes no Brasil
 
     A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford está na fase 3 de desenvolvimento, que é a última fase antes da aprovação e distribuição. Ela começou a ser testada em voluntários brasileiros nesta semana, em um estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
     Os ensaios clínicos com a vacina de Oxford e da AstraZeneca podem durar até um ano. Já a vacina da chinesa Sinovac, deve começar a ser testada no Brasil em julho, quando a companhia fechar acordo com o Instituto Butantan, que pode levar a produção dela no Brasil, caso se mostre eficaz, foi o que afirmou a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e entrevista à Reuters, na quarta-feira (24).

Fonte: G1
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

55.6%
25.6%
18.8%