23/04/2020 às 16h43min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h43min

Cocal do Sul decreta uso obrigatório de máscaras e distribui 10 mil protetores faciais

Divulgação

 

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta semana, a distribuição de 10 mil máscaras às famílias carentes com o apoio da Secretaria de Assistência Social. O kit contém três itens de proteção acompanhados de instruções de uso e também será entregue aos idosos.

 

As máscaras feitas em tecido são laváveis e têm como finalidade reduzir a possibilidade de contágio em situações onde o cidadão necessita se expor por algum motivo essencial, como ir ao supermercado, banco, farmácia, comércio ou utilizar um transporte coletivo.

 

O prefeito, Ademir Magagnin ressaltou que a finalidade desse tipo de máscara é única e exclusiva para situações essenciais e inevitáveis de convívio, onde o cidadão fique exposto em ambientes com a presença de outras pessoas. "Nós estamos retomando a economia, retornando aos trabalhos e precisaremos conviver com o vírus. A gente sabe que as pessoas não estão acostumadas a usar máscaras, mas a medida é clara e, ainda, protege em outras situações, como a gripe. Todos os cuidados devem ser redobrados, pois estaremos ainda mais vulneráveis ao contágio. Por isso é essencial o uso desta proteção para ajudar a si e ao próximo”, ressalta.

 

Para reforçar ainda mais os cuidados, nesta quarta-feira (22), o município também decretou (nº353/2020) o uso obrigatório de máscaras para toda e qualquer ação fora de casa.

 

“Todas essas medidas estão sendo realizadas para preservar a saúde da população e precisam da colaboração de todos os cidadãos. O combate ao Coronavírus não é uma via de mão única, depende da aceitação e cumprimento de todas as pessoas para que sejam realmente efetivos os resultados. A recomendação é que as pessoas permaneçam em casa, principalmente aquelas que podem fazer isso, e só saiam em caso de necessidade. Utilizem máscaras, álcool gel e lavem bem as mãos”, salienta a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.

 

A recomendação é para que as máscaras sejam de uso individual, sem o compartilhamento com outras pessoas, devendo ser higienizadas após o uso através de lavagem com água e sabão.

 

“É importante que as pessoas cuidem de usas máscaras ou se não forem usar, não joguem fora como já vimos acontecer. Tenham a sensibilidade e a responsabilidade de doar para aqueles que precisam”, finaliza o secretário interino de assistência Social, Juarez Fogaça.

 

Além das 10 mil máscaras, a Secretaria de Saúde também recebeu a doação de 1 mil unidades de tecido da empresa de confecção Dois Ponto Sete, de Cocal do Sul. E ainda, desde o início da pandemia uma equipe de voluntárias coordenada pela Secretaria de Assistência Social continua dedicada na produção de máscaras em TNT aos profissionais de saúde do município. Até o momento mais de 2.300 máscaras foram confeccionadas e doadas. O Caps também está produzindo máscaras para a doação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato direto
Comercial
Comercial