Ascom Cocal do Sul O sonho de reaproximar a origem italiana pela semelhança entre duas cidades em questões culturais, sociais e na sua descendência está prestes a se tornar realidade e ficar na história de Cocal do Sul. Neste sábado (8), uma comitiva viaja à Itália para oficializar o Pacto de Amizade com o município de Soverzene, província de Belluno, norte italiano. O ato será firmado entre os prefeitos Gianni Búrigo, de Soverzene e, Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, no dia 14 de fevereiro, às 10h.
A comitiva composta por 16 pessoas é liderada pelo prefeito Ademir Magagnin, Gerente de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça e presidente do Círculo Italiano, José Orlei Sartor. Também integram o grupo, empresários, comerciantes, lideranças culturais e descendentes italianos.
O objetivo do acordo é promover benefícios bilaterais e trocas entre as cidades para promover desenvolvimento cultural mútuo e fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos.
Para o prefeito Magagnin, a formalização do Pacto de Amizade é a abertura de novas oportunidades culturais para jovens e descendentes. “A cultura italiana em nosso município é muito forte e estamos realizando um trabalho em parceria com o Círculo Italiano de resgate e incentivo ao aprendizado da língua e valorização da nossa história. Acreditamos que essa união entre as duas cidades beneficiará muito no processo de intercâmbio cultural e elevará cada vez mais a nossa cultura”, reconhece.
Segundo o presidente do Círculo Italiano a expectativa desta viagem é muito positiva e importante para confirmar o intercâmbio cultural e de jovens para estudo. “Nós estamos viajando com um grupo de pessoas descendentes da região Vêneta e Bellunesa, que falam e entendem o dialeto. Pessoas ainda que nunca estiveram na Itália e tem o sonho de conhecer a terra de seus antepassados, ver o Papa e participar deste ato histórico para a cultura de Cocal do Sul”, frisa Orlei.
O Pacto de Amizade é uma iniciativa do Governo Municipal de Cocal do Sul e conta com o apoio e parceria do Círculo Italiano de Cocal do Sul. O projeto de Lei do Executivo, PE Nº. 27/19 que, institui o Pacto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Colaboração: Ascom Cocal do Sul