Lista Telefônica
Lista Telefônica
Adicionar contato
Adicionar
Contato
Home >> Notícias

Legenda

Vereadores de Criciúma derrubam veto do prefeito - 14/11/2017

Os vereadores derrubaram por 14 votos a zero o veto total do prefeito Clesio Salvaro ao projeto de lei PL 072/17 de autoria do vereador Dr. Allison Pires (PSDB) que obriga a disponibilização de álcool gel 70%, para a higiene das mãos nos estabelecimentos públicos e privados acessíveis ao público. A matéria havia sido aprovada no dia 26 de setembro e havia ido para sanção ou veto do prefeito.
 
Conforme o autor do projeto, as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório destes, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. Na camada mais superficial da pele podem-se encontrar bactérias, além de fungos e vírus (por exemplo: o vírus da gripe H1N1).
 
Em 2010, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), confirmando a importância do álcool em gel na prevenção de doenças, obrigou todos os serviços de saúde do País a disponibilizá-lo para a higienização das mãos dos profissionais na área. Não estavam na sessão os vereadores Pastor Jair Alexandre (PSC), Geovana Zanette (PSDB), e Tita Beloli (PMDB).
 
Parlamentares rejeitam veto parcial ao projeto que trata de instalação de caixa coletora de correspondência
 
Os parlamentares rejeitaram com 11 votos contrários e três a favor o veto parcial ao projeto de lei PL 126/17 de autoria do vereador Salesio Lima (PSD) que dá nova redação ao “caput” do artigo 1º e acrescenta §§ 2º e 3º, renumerando o parágrafo único, do artigo 4º da Lei nº 3.497, de 08 de dezembro de 1997, que “Institui a obrigatoriedade da instalação de caixa coletora de correspondência nos imóveis situados no Município de Criciúma e dá outras providências”. Votaram a favor do veto os vereadores (Allison Pires, Dailto Feuser e Moacir Dajori).
 
Conforme a matéria fica instituída a obrigatoriedade da instalação de caixa receptora de correspondências em todos os imóveis residenciais, condomínios e prédios de qualquer natureza, localizados na área urbana visando a facilitar a distribuição domiciliária de correspondências realizadas pelos carteiros.
 
Kaminski apresenta cinco requerimentos
 
O vereador Julio Kaminski (PSDB) apresentou cinco requerimentos na sessão de hoje (13/11). O primeiro discutido foi o pedido de informações ao Executivo sobre os valores recebidos de Janeiro/2017 a Outubro/2017 - referentes às outorgas onerosas e quanto estão sendo investidos (estes valores) discriminadamente.
 
O vereador também solicitou resposta do Executivo sobre qual o trabalho que está sendo realizado junto a DTT - Diretoria de Trânsito e Transporte referente aos veículos que não respeitam as calçadas.
 
Saúde
 
Verificação dos atendimentos dos postos de saúde foi o tema da outra proposição do vereador Julio Kaminski. Ele pede informações das unidades que abrem somente a partir das 8 horas, pois segundo ele, as pessoas continuam indo às 4 horas da manhã para pegar senha de atendimento.
 
Kaminski também pediu para que o Município apresente uma planilha de demonstração dos cursos de aperfeiçoamento dos profissionais da área da saúde, quem são os beneficiários e qual a forma de compensação.
 
Medicação
 
O vereador também solicitou, por meio de proposição, informações acerca das folgas concedidas a funcionários/profissionais por conta da medição da temperatura nos ambientes de armazenamento de vacinas, qual a periodicidade da medição, qual o fundamento legal que justifique o benefício, e ainda pediu para encaminhar a relação dos responsáveis/funcionários por este trabalho dos últimos seis meses e o período usufruído de folga, além de quais as Unidades de Saúde que tem Salas de Vacina e necessitam do trabalho de análise de temperatura. As proposições foram aprovadas por unanimidade.
 
Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado é homenageado
 
O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado foi homenageado na sessão de hoje (13/11), por meio de Moção de Aplauso de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD), e aprovada por unanimidade. A homenagem foi pelos 20 anos de atividades.
 
O grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, então casados há três anos, resolveram dar uma guinada em suas vidas. Mandaram confeccionar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado. Daí o nome do grupo: Cirquinho do Revirado. As encenações eram, em sua maioria, clássicos da literatura infantil, contados a partir da lógica muito peculiar do Revirado.
 
No ano de 2001 o grupo realiza a montagem das peças Amor por Anexins e O Sonho de Natanael. Ambas oportunizaram ao Cirquinho uma repercussão em nível nacional, o que gerou mais responsabilidades e, inevitavelmente, uma evolução na qualidade de seus trabalhos.
 
Daí por diante, o Cirquinho do Revirado participa de vários festivais, editais, projetos de circulação e mostras importantes por todo Brasil, recebendo vários prêmios. Hoje o grupo mantém seis peças em seu repertório e, desde a sua origem, vive exclusivamente do fazer teatral. No ano de 2011 o grupo monta o espetáculo de rua intitulado “JULIA”.
 
Os objetivos principais do grupo são: a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se prendendo a um único estilo, porém, sem jamais perder suas características, seu modo particular de atuar diante de seu público.
 
 
 
Fotos: Clara Fernandes
 
Colaboração: Daniela Savi - Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma
 
Fonte: Redação Portal Cocal