Lista Telefônica
Lista Telefônica
Adicionar contato
Adicionar
Contato
Home >> Notícias

Legenda

Conselheiros municipais de Saúde de Cocal do Sul recebem capacitação da CGU - 11/10/2018

Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cocal do Sul participaram nesta quarta-feira (10), de uma importante capacitação com os auditores federais de finanças e controle da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina, órgão de controle interno do poder Executivo Federal.
 
O encontro ocorreu na sede do Lions Clube do município e reuniu dezenas de pessoas durante todo o dia. O prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Saúde, Sinara Cripa Milanez e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Szymanski realizaram a abertura do evento.
 
A capacitação que tem como tema “Controle Social da Saúde: Direitos e Deveres” tem como objetivo incentivar o controle social e fazer com que os gestores atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos. No município, o encontro foi ministrado pelos auditores Claudemiro Soares Ferreira e Rosemary Zucareli Inocêncio. Entre os conteúdos abordados, a programação debateu sobre os ciclos orçamentários, controle social dos recursos federais destinados à saúde, competências do Conselho, prestação de contas, melhorias no planejamento, monitoramento, avaliação,  fiscalização e orientações.
 
“Essa capacitação nos faz refletir sobre o papel do conselho de saúde e sua co-participação na melhoria do SUS. O conselho é um espaço teoricamente novo e culturalmente vamos criando mecanismo para aperfeiçoar a participação popular para avaliar, sugerir, fiscalizar e garantir os direitos e deveres de todos no SUS. Esta oficina ministrada deu aos conselheiros uma maior formação para atuar de forma efetiva na construção de políticas públicas com a gestão municipal e ampliar os horizontes para fiscalização dos serviços prestados para população”, avalia o presidente do Conselho, Rodrigo Szymanski.
 
Para a secretária de saúde, a capacitação promoveu a atualização de conhecimentos e a promoção da transparência e do acesso à informação como ferramentas de participação. “Nosso conselho é um dos mais atuantes no município e queremos que ele se empodere cada vez mais para que possa estar junto dos gestores contribuindo para  melhoria dos serviços em saúde. Esse foi um dia de trabalho,rico em conteúdos e de fácil entendimento que valeu a pena”, relatou Sinara.
 
Ademir e Cirlene destacaram o trabalho do Conselho como verdadeiras lideranças que participam ativamente e discutem a saúde do município. “Nós somos gratos por essa presença, pois todos ganham e precisamos desse apoio. Precisamos olhar pelos nossos direitos, mas também saber dos nossos deveres. Um caminho paralelo que nos faz crescer no aprimoramento das melhorias”, ressaltaram o prefeito e a vice-prefeita.
 
O Conselho Municipal de Saúde de Cocal do Sul é composto por representantes do governo, profissionais de saúde e usuários do SUS representado pelas várias entidades sociedade civil. Ele se reúne toda primeira quarta-feira de cada mês e é aberto à população.
 
Colaboração: Jornal Vanguarda
Fonte: Redação Portal Cocal