Lista Telefônica
Lista Telefônica
Adicionar contato
Adicionar
Contato
Home >> Notícias

Legenda

Julho Amarelo: Secretaria de Saúde realiza campanha de combate às hepatites virais - 12/07/2018

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais celebrado no dia 28 de Julho, a secretaria de Saúde de Cocal do Sul deu início à campanha “Julho Amarelo”. As ações acontecerão durante todo mês e tem o objetivo de alertar, orientar e oferecer à população testes rápidos para a detecção de hepatites virais, bem como, conscientizar os profissionais de salão de beleza sobre a importância da vacina contra a hepatite B e as medidas de segurança nesses ambientes de trabalho.
 
O trabalho é realizado pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica e agentes epidemiológico e sanitária. O objetivo da Secretaria de Saúde é intensificar a vacina anti-hepatite B para os grupos específicos, ou seja, profissionais de salões de beleza. "Nosso propósito é alertar às pessoas para que procurem pela prevenção deste vírus. Atividades educativas e orientações estão sendo feitas da melhor maneira pelos nossos profissionais e a vacina é gratuita em nossos postos de saúde. Além disso, disponibilizamos os testes rápidos que são feitos nas próprias unidades e que indicam se o indivíduo teve contato com o vírus da hepatite C”, ressalta a secretária de Saúde, Sinara Crippa MIlanez.
 
As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e fácil de pegar. Já a hepatite A é transmitida pela água ou alimentos contaminados. "Nós passaremos em todos os salões de beleza da cidade para orientar e incentivar os profissionais a se prevenirem. Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem por isso é de grande importância a realização do teste. As hepatites virais estão entre os graves problemas de saúde pública. A maioria das pessoas não sabe que são portadoras do vírus. É de extrema importância que a população participe, pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, o tratamento será mais efetivo", salienta a  coordenadora da Vigilância epidemiológica, Gilmara Viel. Gilmara.
 
Além de material educativo, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul entrega aos profissionais da beleza um avental alusivo à campanha contra as hepatites virais como forma de contribuir ainda mais com a iniciativa.
 
Para a manicure Glória Honorato e a cabeleireira Rosália Cipriano a ação é muito importante para o incentivo. “Precisamos dar mais atenção a esses cuidados. É uma situação que a gente sabe, mas vamos deixando. Não tínhamos conhecimento sobre a vacina e nos comprometemos a fazê-la. Desta forma podemos também estar orientando outras pessoas”, ressaltam.
 
A cliente Adalgisa Teixeira acompanhou as orientações da equipe de saúde e ficou feliz com o interesse e comprometimento das profissionais. “Esse cuidado é muito importante e a gente que é cliente tem que ter essa garantia para evitar a doença”, afirmou.
 
A Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.
 
“A campanha se faz necessária uma vez que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C”, finaliza a enfermeira Gilmara.
 
 
 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul
 
Fonte: Redação Portal Cocal