Lista Telefônica
Lista Telefônica
Adicionar contato
Adicionar
Contato
Home >> Notícias

Legenda

Saúde: Representante de Cocal toma posse como membro na Câmara Técnica de Atenção Básica - 14/06/2018

Para aprofundar os debates sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) selecionou, via chamada pública, 15 membros que agora compõem a Câmara Técnica da Atenção Básica (CTAB). Entre eles, representa Cocal do Sul, região Sul e Santa Catarina, o conselheiro Orlei Sartor. A posse dos novos membros, oriundos de várias regiões do Brasil, aconteceu na última semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
 
Diante da reforma na PNAB, que aconteceu em 2017 sem o aval do controle social na saúde, o CNS resolveu aprofundar os debates e aprimorar a fiscalização da política, criando uma Câmara técnica específica. Conselhos estaduais de saúde, conselhos municipais de saúde, comunidade acadêmica, entidades profissionais em saúde, movimentos sociais e populares compõem a CTAB.
 
“A Câmara Técnica tem a missão importante de aprimorar a fiscalização das políticas  do SUS. As mudanças afetam diretamente a população mais carente e os profissionais que atuam na execução da política de saúde nos seus bairros. Além disso, com as mudanças ocorridas na Atenção Básica e com o congelamento financeiro da emenda constitucional  95/2016, que estagna os investimentos em saúde e educação por 20 anos, ocorrerá aumento do número de mortes entre crianças diante desta redução. Nossa responsabilidade é fazer os enfrentamentos necessários. Após a posse, todos os grupos de trabalho se manifestaram contrariando essa nova proposta  de governo, elaborando e discutindo projetos que servirá para estancar o  desmatamento do SUS”, observa Orlei. 
 
Ronald dos Santos, presidente do CNS, destacou que o grupo selecionado reúne condições técnicas e políticas para elaborar um modelo de monitoramento da PNAB. “A metodologia de fiscalização proposta pelos membros da CTAB deverá ser apresentada aos conselheiros e conselheiras junto a uma série de críticas e propostas de aprimoramento da política”, relatou.
 
Para a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez a participação do conselheiro Orlei na Atenção Básica é primordial. “Além da visibilidade de Cocal do Sul em estar representado no Conselho Nacional, o município também esta engajado em nível estadual e regional com forte representação. Tudo isso faz com que os técnicos tragam o conhecimento e atuem para que a região seja melhor na área da saúde e para que Cocal do Sul tenha seu espaço e saiba da evolução e acontecimentos. Esse é um passo importante, por isso parabenizo essa participação do Orlei e de todos os nossos conselheiros, pois o nosso conselho deliberativo é ativo e se faz representar”, destaca.
 
 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul
 
Fonte: Redação Portal Cocal