Lista Telefônica
Lista Telefônica
Adicionar contato
Adicionar
Contato
Home >> Colunistas

Legenda

Quem sabe mais - 04/01/2019

 

Existia um homem que vivia atravessando pessoas de uma margem à outra de um grande rio. Cada lado do volumoso fluente ficava uma grande cidade. Seu Zé trabalhou 30 anos remando de um lado para o outro carregando todo tipo de gente. Com as mãos calejadas, cabelos brancos e as marcas do tempo no rosto, ganhava a vida assim e dessa forma criou 6 filhos.

Num dia como outro qualquer de trabalho, entrou um médico, um advogado e um professor. Todos de bela aparência e gentil aspecto. Sentados enquanto o barco deslizava na lâmina do rio, o tempo se fechava, o céu estava azul acinzentado. O médico puxou conversa:

- Seu Zé, por acaso sabe alguma coisa de medicina? O senhor se cuida da maneira certa para viver mais e saudável?

- Olha doutor, eu sempre trabalhei muito e não tive tempo de estudar. Respondeu o senhor humilde que não parava de remar.

-Que pena, o senhor deve ter perdido alguns anos de vida. – Respondeu com certa arrogância o médico impaciente.

Momentos depois veio o advogado:

- Você conhece seus direitos trabalhistas? Talvez, o senhor já estivesse aposentado e pudesse aproveitar mais o tempo de vida...

- Não doutor, sei de lei nenhuma não. – Disse pouco incomodado o barqueiro.

Seguindo a conversa veio o terceiro tripulante e disse:

- Se o senhor tivesse estudado teria um emprego melhor e talvez mais tempo de vida para curtir. – Seu zé baixou a cabeça e não disse mais nada.

No meio da travessia o rio já estava revolto e o céu relampeando. O barco sacudia violentamente até que virou. O desespero foi geral, todos gritavam pelo seu Zé, então o senhor perguntou a eles:

- Vocês sabem nadar?

-NÃO! -Foi a resposta dos três.

- Que pena, vocês perderam a vida toda!

Moral da história: não há saber mais ou saber menos, o que existe são saberes diferentes! Vejo muita gente estudada menosprezando quem não estudou, sendo que o conhecimento real é a vida quem dá.

Quem mais sabe tem responsabilidade social maior, pois deveria usar seu conhecimento para o bem de todos, isso é uma sociedade.

A vida é uma montanha russa e todos sabemos disso. Na inconstância da vida precisaremos de ajuda e muitas, muitas vezes das pessoas que nunca imaginamos. Então tome todo cuidado do mundo para não ofender, nem magoar ninguém, pois essa pessoa pode ser seu herói amanhã.

Tenha mais humanidade, pois afinal somos o único “animal” que aprende a vida toda.